Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos agudos do donepezil sobre o humor

Processo: 10/08840-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2010 - 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Sabine Pompéia
Beneficiário:Sabine Pompéia
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Gilberto Mastrocola Manzano ; José Carlos Fernandes Galduroz
Assunto(s):Humor  Cognição 

Resumo

O inibidor de acetilcolinesterase donepezil tem sido crescentemente empregado no tratamento de uma série de desordens nos domínios da psiquiatria e neurologia, principalmente por seus efeitos benéficos sobre a cognição. Esta droga também mostra efeitos positivos no controle de disfunções de humor, apatia, irritabilidade, e síndrome do pânico, mas seus efeitos sobre o humor não foram claramente descritos. Tampouco foi estudada a relação entre alterações de humor e cognitivas. Objetivos: o presente projeto propõe o estudo de alterações de sensações subjetivas após doses agudas de donepezil em jovens saudáveis por meio de uma ampla bateria de escalas de avaliação de sensações subjetivas. Métodos: o experimento será duplo-cego, cruzados incluindo 15 sujeitos jovens (idade de 18 a 30 anos), eutróficos, física e mentalmente saudáveis que receberão em ordem aleatória os seguintes tratamentos: donepezil 5 mg, donepezil 7,5 mg e placebo (talco). Três horas e meia após a ingestão do tratamento (pico de absorção do donepezil) eles responderão a escalas de avaliação de sintomas somáticos (BSS) e humor (VAMS; POMS; PANAS X) e realizarão testes de avaliação cognitiva (ex. teste psicomotor de vigilância, PVT) para que se possa estudar as relações entre alterações de humor e cognitivas. Antes e após o tratamento será realizado eletroencefalograma para obter medidas objetivas de efeitos da droga. Será também mensurado BNDF (fator neurotrófico derivado do cérebro) plasmático dos indivíduos no pico de absorção teórico do donepezil já que este fator está associado a efeitos do donepezil, bem como a alterações do humor. Perspectivas: a melhor caracterização dos efeitos agudos do donepezil sobre o humor poderá auxiliar na determinação do perfil clínico dessa droga e do papel do sistema colinérgico na regulação do humor e da cognição. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POMPEIA, SABINE; GOUVEIA, JULIANA RAMOS; FERNANDES GALDUROZ, JOSE CARLOS. Acute mood effect of donepezil in young, healthy volunteers. HUMAN PSYCHOPHARMACOLOGY-CLINICAL AND EXPERIMENTAL, v. 28, n. 3, p. 263-269, MAY 2013. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.