Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise imunoistoquímica da expressão do NF-kB e da COX-2 em alterações proliferativas endometriais

Processo: 09/52778-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2009 - 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:José Humberto Tavares Guerreiro Fregnani
Beneficiário:José Humberto Tavares Guerreiro Fregnani
Instituição-sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias do endométrio  Adenocarcinoma  NF-kappa B  Ciclo-oxigenase 2  Imuno-histoquímica  Progressão da doença  Sobrevida 

Resumo

Nos países desenvolvidos a neoplasia ginecológica mais comum é a do endométrio. Nos Estados Unidos, em 2008, estimou- se 40100 casos novos sendo responsável por 7470 óbitos. Apresenta heterogeneidade clínica, epidemiológica e genética.; sendo classificada em tipo 1- adenocarcinomas endometrióides e o tipo 2-adenocarcinomas não endometrióides. Estudos demonstraram que o NF-κrB e a COX-2 apresentam interação entre suas vias de sinalização, formando uma alça de amplificação na carcinogênese da neoplasia do endométrio. O NF-κB é composto por uma família de cinco genes (NF-κB1, NF-κB2, c-Re1, Re1A e Re1B) relacionados com a transcrição, responsável pela regulação da apoptose, controle do ciclo celular, adesão e migração celular, indução a radio e quimiorresistência. A ciclooxigenase (COX- 2) é uma enzima que participa da conversão do ácido aracdônico em prostaglandinas,relacionada com angiogênese, desenvolvimento e progressão tumoral. Nesse trabalho será avaliada a expressão imunoistoquímica do NF-κB (anticorpo policlonal p 50 e p 65) e da COX-2 em pólipos, hiperplasias endometriais típicas e atípicas e nos adenocarcinomas endometrióides, correlacionando a expressão destas proteínas com a progressão da doença e a sobrevida no grupo de pacientes com diagnóstico de adenocarcinoma endometrióide. Dessa forma, tentaremos propor um modelo para predizer através da expressão dessas proteínas os pacientes com adenocarcinoma endometrióide que poderiam evoluir com pior prognóstico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FALOPPA, CARLOS CHAVES; BAIOCCHI, GLAUCO; CUNHA, ISABELA WERNECK; TAVARES GUERREIRO FREGNANI, JOSE HUMBERTO; BUENO TOLEDO OSORIO, CYNTHIA APARECIDA; FUKAZAWA, ELZA MIEKO; KUMAGAI, LILLIAN YURI; BADIGLIAN-FILHO, LEVON; SOUZA PINTO, GABRIEL LOWNDES; SOARES, FERNANDO AUGUSTO. NF-kappa B and COX-2 Expression in Nonmalignant Endometrial Lesions and Cancer. AMERICAN JOURNAL OF CLINICAL PATHOLOGY, v. 141, n. 2, p. 196-203, FEB 2014. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.