Busca avançada
Ano de início
Entree

A compreensão dos indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem em crianças com deficiência mental na escola regular

Resumo

O estudo buscará analisar os indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem em uma criança com deficiência mental, que está frequentando a rede regular de ensino. Fundamenta-se teórica e metodologicamente na matriz teórica histórico-cultural do desenvolvimento humano. A construção dos dados ocorrerá em uma escola regular de ensino fundamental de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e o focalizará uma criança com deficiência mental matriculada na escola. O papel da professora se torna central e, portanto, ela também será parte do estudo. Serão realizadas filmagens das situações de sala de aula que envolva a criança, seus colegas e professor. Após as filmagens, professor e pesquisador assistirão às videogravações, pois desta forma, será possível que eles possam despertar a atenção para o que antes não percebiam como também, construir novos sentidos sobre o que é visto, ressignificando o próprio trabalho. As filmagens serão semanais, realizadas durante o ano letivo, ocorrerão no horário escolar e serão feitas pela pesquisadora. O material filmado será transcrito em ortografia regular. A análise privilegiará o processo de desenvolvimento da criança inserida na sala de aula regular, considerando-se que, durante o desenrolar da pesquisa, professor e pesquisador estarão buscando construir juntos as possibilidades de desenvolvimento para esta criança. Espera-se contribuir para o aprofundamento das discussões e reflexões sobre a educação inclusiva, sobretudo, sobre caminhos alternativos possíveis para a aprendizagem e desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual que estão frequentando a rede regular de ensino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)