Busca avançada
Ano de início
Entree

Tecido adiposo e inflamação: avaliação da participação das adipocitocinas na diferenciação de macrófagos humanos in vitro e da terapia imunossupressora nas alterações sistêmicas e do tecido adiposo em camundongos com obesidade induzida por dieta

Processo: 07/07735-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2008 - 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Alessandra Gambero
Beneficiário:Alessandra Gambero
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Imunossupressores  Imunofarmacologia  Tecido adiposo  Macrófagos  Insulina 

Resumo

Atualmente existe grande interesse na compreensão do papel desempenhado pelo tecido adiposo nas alterações sistêmicas associadas à obesidade. O infiltrado de macrófagos e a capacidade de produção de substâncias com atividade pró-inflamatórias pelo tecido adiposo apontam para a possibilidade deste tecido contribuir para a manutenção de um quadro de inflamação crônica nos indivíduos obesos. Macrófagos se diferenciam em um micro-ambiente sendo o fenótipo final definido, em grande parte, pelas substâncias produzidas no local e, não há muitos estudos mostrando de que maneira o tecido adiposo contribui para o processo de diferenciação destas células do sistema imunológico. Adicionalmente, sendo o tecido adiposo responsável pela produção de fatores pró-inflamatórios acredita-se que fármacos imunomoduladores possam ter função benéfica no controle destas alterações. Assim, os objetivos deste projeto são avaliar a participação de substâncias produzidas pelo tecido adiposo no processo de diferenciação de macrófagos humanos in vitro e estudar a ação de imunossupressores sobre as alterações metabólicas sistêmicas e do tecido adiposo de camundongos com obesidade induzida por dieta, contribuindo para o estabelecimento de novas estratégias de tratamento farmacológico para a obesidade, bem como, para a compreensão da participação do sistema imunológico no estabelecimento e na manutenção das alterações induzidas pela obesidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, LIVIA DE FRAIA; COMPRI, CECILIA MELLETI; FORNARI, JOAO VICTOR; BARTCHEWSKY, WALDEMAR; CINTRA, DENNYS EDUARDO; TREVISAN, MIRIAM; CARVALHO, PATRICIA DE OLIVEIRA; RIBEIRO, MARCELO LIMA; VELLOSO, LICIO A.; SAAD, MARIO J.; PEDRAZZOLI, JR., JOSE; GAMBERO, ALESSANDRA. The immunosuppressant drug, thalidomide, improves hepatic alterations induced by a high-fat diet in mice. LIVER INTERNATIONAL, v. 30, n. 4, p. 603-610, APR 2010. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.