Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da Arnica montana (6CH) sobre a migração de células inflamatórias em ratos submetidos a modelo de inflamação aguda

Processo: 07/59661-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2008 - 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Leoni Villano Bonamin
Beneficiário:Leoni Villano Bonamin
Instituição-sede: Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Universidade Paulista (UNIP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Homeopatia  Inflamação 

Resumo

O presente trabalho visa demonstrar a ação da A. montana 6CH sobre a modulação da migração celular na reação inflamatória experimentalmente provocada, com especial enfoque no edema e na migração celular, bem como na expressão de moléculas de adesão. Ratos machos e adultos serão submetidos à inoculação subcutânea plantar de carragenina a 1% para a indução da inflamação aguda e tratados com Arnica montana 6CH por via oral, a cada 15 minutos, durante 3 horas. O tratamento dos animais será feito "em cego". O edema inflamatório será medido após meia e três horas após. A primeira avaliação do edema inflamatório (meia hora) será feita a fim de verificar a importância ou não da similitude homeopática, sendo que, durante a análise estatística, os animais de cada grupo serão re-classificados em dois sub-grupos: o dos mais e o dos menos propensos à manifestação da inflamação aguda. Após todo período de tratamento, os animais serão sacrificados e o tecido subcutâneo da pata inoculada será coletado para exame histopatológico, mediante técnica de inclusão em parafina e utilização de métodos imuno-histoquímicos para identificação dos seguintes marcadores: CD3, CD45RA, CD18, CD54, CD163, MAC387 e Elastase de neutrófilos. O número de células marcadas por campo será contado. O método estatístico empregado será o Teste de Bartlett para determinação da homocedasticidade das variáveis estudadas, seguindo-se os testes ANOVA/Turkey ou Kruskal-Wallis/Dunn, de acordo com os resultados obtidos previamente pelo exame supracitado. O grau de significância estatística será fixado em p=0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONAMIN, LEONI V.; DE MORAES, CRISTIANE LANDI; SANCHES, FERNANDA; CARDOSO, THAYNA NEVES; SATO, CESAR; DURAN FILHO, CLAUDEMIR; MARTINI, LUCIENNE C. Rats Born to Mothers Treated with Dexamethasone 15 cH Present Changes in Modulation of Inflammatory Process. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, 2012. Citações Web of Science: 3.
KAWAKAMI, ANA PAULA; SATO, CESAR; CARDOSO, THAYNA NEVES; BONAMIN, LEONI VILLANO. Inflammatory Process Modulation by Homeopathic Arnica montana 6CH: The Role of Individual Variation. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, p. 1-12, 2011. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.