Busca avançada
Ano de início
Entree

Óleo-resina de Copaifera langsdorfii: isolamento de metabólitos secundários, avaliação do potencial antimicrobiano frente a patógenos bucais e desenvolvimento e validação de metodologia analítica por CLAE

Processo: 09/09438-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2009 - 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Rodrigo Cassio Sola Veneziani
Beneficiário:Rodrigo Cassio Sola Veneziani
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Química de produtos naturais  Diterpenos 

Resumo

Dentre as principais patologias que acometem os dentes e a cavidade bucal, destacam-se a cárie, a doença periodontal e as lesões endodônticas. Já está bem estabelecido na literatura que as infecções que ocasionam estas patologias são de origem bacteriana e polimicrobianas e também que os focos de tais infecções podem extrapolar o âmbito bucal, vindo a causar uma série de outras graves patologias sistêmicas, tais como infecções pulmonares, gastrintestinais, urogenitais, endocardite e abcessos (cerebrais, urogenitais, de pele e de outros tecidos). Atualmente, devido ao fenômeno da resistência microbiana e aos efeitos colaterais associados aos antimicrobianos utilizados para controles das afecções bucais, há grande necessidade da descoberta de novos compostos para esta finalidade. Na literatura científica, são encontrados trabalhos de autores que investigaram a atividade antimicrobiana de óleos de diferentes espécies de Copaifera do Brasil e sugerem que esses bálsamos são fontes de diterpenos potencialmente promissores para a descoberta de novos e seletivos agentes para o tratamento de importantes doenças infecciosas. No Brasil, a espécie Copaifera langsdorfii Desf. é bastante significativa por estar distribuída por todo o território (da Amazônia a Santa Catarina, no Nordeste e Centro-oeste). É conhecida por produzir um óleo-resina de grande interesse comercial, cujos constituintes majoritários são sesquiterpenos e diterpenos (labdanos e clerodanos). No presente projeto propõe-se isolar os metabólitos presentes no óleo-resina de Copaifera langsdorfii, desenvolver e validar metodologia analítica por CLAE para análise quali e quantitativa desta matéria-prima vegetal, bem como avaliar a atividade antimicrobiana dos metabólitos isolados e identificados através da determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM). Pretende-se, ainda, a partir dos metabólitos que apresentarem valores de CIM inferiores a 10 ug/mL, determinar a Concentração Bactericida Mínima, o Índice somatório de Concentração Inibitória Fracionada (Índice somatório de CIF) em combinação com clorhexidina e o tempo de morte frente a Streptococcus mutans, Prevotella nigrescens e Porphyromonas gingivalis, ampliando assim o conhecimento acerca do potencial antimicrobiano dos metabólitos e visando encontrar possíveis agentes antimicrobianos para o controle das principais patologias bucais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, ARIANA B.; MARTINS, CARLOS H. G.; SOUZA, MARIA G. M.; FURTADO, NIEGE A. J. C.; HELENO, VLADIMIR C. G.; DE SOUSA, JOAO P. B.; ROCHA, ERILDA M. P.; BASTOS, JAIRO K.; CUNHA, WILSON R.; VENEZIANI, RODRIGO C. S.; AMBROSIO, SERGIO R. Antimicrobial Activity of Terpenoids from Copaifera langsdorffii Desf. Against Cariogenic Bacteria. Phytotherapy Research, v. 25, n. 2, p. 215-220, FEB 2011. Citações Web of Science: 62.
SOUZA, ARIANA B.; DE SOUZA, MARIA G. M.; MOREIRA, MAISA A.; MOREIRA, MONIQUE R.; FURTADO, NIEGE A. J. C.; MARTINS, CARLOS H. G.; BASTOS, JAIRO K.; DOS SANTOS, RAQUEL A.; HELENO, VLADIMIR C. G.; AMBROSIO, SERGIO RICARDO; VENEZIANI, RODRIGO C. S. Antimicrobial Evaluation of Diterpenes from Copaifera langsdorffii Oleoresin Against Periodontal Anaerobic Bacteria. Molecules, v. 16, n. 11, p. 9611-9619, 2011. Citações Web of Science: 53.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.