Auxílio à pesquisa 08/50252-8 - Cognição, Psicometria - BV FAPESP
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Avaliação das habilidades cognitivas de adultos: construção, validação e normatização de bateria de testes

Processo: 08/50252-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Solange Muglia Wechsler
Beneficiário:Solange Muglia Wechsler
Instituição Sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cognição  Psicometria  Testes psicológicos  Adultos  Estudos de validação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adultos | Avaliacao | Inteligencia | Psicometria | Testes | Validacao

Resumo

Este projeto visa construir, validar e normatizar uma bateria de testes para avaliação das habilidades cognitivas de adultos. Desta maneira, pretende dar continuação ao projeto anterior que construiu e validou uma bateria para avaliação das habilidades cognitivas de crianças e jovens dos 7 aos 17 anos de idades. A pesquisa será realizada por meio de dois grandes estudos, com os seguintes objetivos: Estudo 1) Construção de itens para a parte verbal da bateria e adaptação desta para administração coletiva. Estudo 2) Validação e normatização dos 10 subtestes que comporão a bateria de adultos. A amostra para o primeiro estudo será composta de 160 jovens (80 homens, 80 mulheres), com faixas etárias variando de 18 a 28 anos. A segunda amostra deverá abranger 1000 indivíduos, com idades abrangendo dos 18 aos 28 anos, existindo em torno de 100 indivíduos (50 de cada sexo) para cada uma das 10 faixas etárias estudadas. Os participantes estarão residindo em seis cidades pau listas. Esta amostra servirá para estudos da validade e precisão da bateria. A Bateria Woodcock-Johnson III que foi utilizada no estudo anterior será adaptada novamente para adultos, porém em formato de aplicação coletiva. A validade de construto será estudada pela análise fatorial assim como pela análise das curvas de desenvolvimento cognitivo de acordo com a faixa etária. A análise da Teoria de Resposta ao Item (TRI) será utilizada para investigar melhor a adequação dos novos itens. As normas serão delineadas por faixas etárias. Finalmente, pretende-se obter uma bateria composta por testes psicológicos que atendam aos padrões psicométricos de qualidade científica para instrumentos psicológicos no país. (AU)

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