Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioprodução de jasmonatos por Botryosphaeria rhodina e avaliação in vitro de potenciais atividades citotóxica, antimicrobiana e antimicótica

Processo: 08/09815-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2009 - 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Miriam Verginia Lourenço
Beneficiário:Miriam Verginia Lourenço
Instituição-sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Anti-infecciosos  Antineoplásicos  Biotecnologia  Jasmonatos 

Resumo

Jasmonatos são reguladores de crescimento vegetal presentes em um amplo número de espécies vegetais. A essa classe de substâncias vêm sendo atribuídas diversas atividades biológicas, dentre elas a capacidade de inibir o desenvolvimento de células humanas cancerosas, induzindo morte em células de carcinoma de mama e próstata, melanoma, linfoma e células leucêmicas. Jasmonatos apresentaram seletividade citotóxica visto que foram capazes de induzir morte celular em células cancerosas, mas não em células normais. Atualmente os jasmonatos são obtidos por extração vegetal, onde o rendimento é muito baixo, sendo a via microbiana uma alternativa para uma maior produção. O grupo de pesquisa da Unidade de Biotecnologia-Unaerp vem estudando linhagens endofíticas de Botryosphaeria, isolados de espécies nativas como manga, cupuaçu e mogno. Tais linhagens cultivadas em meio líquido produzem vários derivados de jasmonatos que estão sendo identificados e testados quanto a diferentes atividades biofarmacológicas. Neste projeto propõe-se a bioprodução de jasmonatos a partir da linhagem Kifn 3.1 de B. rhodina e a avaliação das atividades citotóxica , antibacteriana e antimicótica correlacionadas aos diferentes derivados produzidos. Os experimentos de citoxicidade serão realizados sobre as linhagens tumorais de carcinoma de colo de útero HeLa, linhagem tumoral de melanoma murino B16, linhagem de melanócitos normais Melan A, linhagem tumoral de cérebro humano (astrocitoma) U343 MG-a, e a linhagem leucêmica K562. Para os antibacterianos serão utilizadas cepas de bactérias gram positiva (Staphylococcus aureus ATCC 6538 e isolado clínico) e cepas de bactérias gram negativas (Escherichia coli ATCC 25922 e isolado clínico, e Pseudomonas aeruginosa ATCC e isolado clínico) e para os ensaios de atividade antimicótica serão utilizados o isolado do fungo Trichophyton rubrum ATCC MYA-3108 e a linhagem ”TruMDR2. Substâncias padrões de AJ (ácido jasmônico) e MJ (metil jasmonato) (Sigma) serão usadas como referência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
C. HERNANDES; G.P. CARDOZO; S.C. FRANÇA; A.L. FACHIN; M. MARINS; M.V LOURENÇO. Cytotoxic effect of jasmonate and methyl jasmonate on a canine macrophage tumor cell line. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 14, n. 1, p. 122-124, 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.