Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de genes dos fungos endofíticos Epicoccum purpurascens e Epicoccum sp. envolvidos na biossíntese de compostos antimicrobianos

Processo: 10/08286-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Welington Luiz de Araújo
Beneficiário:Welington Luiz de Araújo
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Pesq. associados:Anita Jocelyne Marsaioli ; Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Assunto(s):Fungos 

Resumo

Nos últimos anos tem surgido um grande interesse pelos fungos endofíticos como uma fonte prolífica de novas espécies, bem como devido ao potencial de utilização no controle biológico e produção de metabólitos com diferentes atividades biológicas. Apesar da crescente descoberta de compostos novos a partir de fungos endofíticos, existe uma grande lacuna no conhecimento das vias biossintéticas responsáveis pela produção de metabólitos bioativos. A grande maioria dos endófitos que produzem compostos novos não possui sistemas de manipulação genética eficientes. Devido ao potencial demonstrado pelo uso de abordagens de mineração do genoma para descoberta de moléculas novas em microrganismos, é urgente que tais estratégias sejam também aplicadas aos fungos endofíticos, ampliando o potencial biossintético destes organismos. Estudos anteriores mostraram que o fungo Epicoccum purpurascens é habitante comum dos tecidos de cana-de-açúcar e que extensa variação genética pode ser encontrada entre isolados de um único local e hospedeiro. Esta espécie é conhecida por sua atividade de biocontrole e produção de metabólitos de alto valor biotecnológico. Nesse contexto, o presente projeto propõe identificar genes e possíveis vias metabólicas relacionadas à biossíntese de metabólitos antimicrobianos dos fungos endofíticos E. purpurascens e Epicoccum sp. e determinar a identidade dos compostos. Além disso, este projeto propõe o sequenciamento do genoma de E. purpurascens e a análise comparativa visando à identificação de genes envolvidos no metabolismo secundário. O conhecimento dos genes biossintéticos e sua regulação podem fornecer informações sobre as funções ecológicas de metabólitos secundários de endófitos. Além disso, investigações sobre tais genes e sua expressão fornecem a base para o melhoramento da produção e engenharia de vias biossintéticas com o objetivo de sintetizar novas moléculas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA ARAUJO, FRANCISCA DIANA; DE LIMA FAVARO, LEIA CECILIA; ARAUJO, WELINGTON LUIZ; DE OLIVEIRA, FABIO LAZZAROTTO; APARICIO, RICARDO; MARSAIOLI, ANITA JOCELYNE. Epicolactone - Natural Product Isolated from the Sugarcane Endophytic Fungus Epicoccum nigrum. EUROPEAN JOURNAL OF ORGANIC CHEMISTRY, n. 27, p. 5225-5230, SEP 2012. Citações Web of Science: 21.
DE LIMA FAVARO, LEIA CECILIA; DE SOUZA SEBASTIANES, FERNANDA LUIZA; ARAUJO, WELINGTON LUIZ. Epicoccum nigrum P16, a Sugarcane Endophyte, Produces Antifungal Compounds and Induces Root Growth. PLoS One, v. 7, n. 6 JUN 4 2012. Citações Web of Science: 44.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.