Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao de genes de burkholderia sp. associados ao controle biologico de pectobacterium carotovora.

Resumo

A bactéria Pectobacterium carotovora, agente causai da podridão mole em diversas espécies vegetais de interesse agrícola por meio da produção de enzimas pectinolíticas, que degradam pectatos de cálcio da lamela média junto à parede celular, causando extravasamento do conteúdo celular. Em orquídeas, as lesões ocorrem inicialmente nas folhas, sob a forma de encharcamento dos tecidos, e ao atingirem o pseudocaule causam a morte da planta. Trabalho recente mostrou que bactérias endofíticas do gênero Burkholderia podem controlar a podridão mole em Orquídeas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é a identificação e clonagem de genes da bactéria endofítica Burkholderia sp. associados ao controle de Pectobacterium carotovora em orquídeas. Para isso, mutantes de Burkholderia sp., defectivos para o controle da podridão mole serão obtidos por mutação induzida por transposon, e posteriormente os mutantes serão caracterizados e os genes de interesse clonados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUVIZOTTO, DANICE M.; MARCON, JOELMA; ANDREOTE, FERNANDO D.; DINI-ANDREOTE, FRANCISCO; NEVES, ALINE A. C.; ARAUJO, WELINGTON L.; PIZZIRANI-KLEINER, ALINE A.. Genetic diversity and plant-growth related features of Burkholderia spp. from sugarcane roots. WORLD JOURNAL OF MICROBIOLOGY & BIOTECHNOLOGY, v. 26, n. 10, p. 1829-1836, . (08/52407-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.