Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de informação somatossensorial no controle postural de idosos

Processo: 09/15003-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2010 - 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Ana Maria Forti Barela
Beneficiário:Ana Maria Forti Barela
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Controle motor  Controle postural  Análise do movimento humano  Idosos  Consciência corporal 

Resumo

Os objetivos deste projeto de pesquisa são investigar o uso da informação somatossensorial, com e sem informação visual, no desempenho do sistema de controle postural de idosos e adultos jovens durante a manutenção da postura ereta e quieta; e investigar a relação entre a sensibilidade de movimento passivo das articulações do joelho e tornozelo e o desempenho do sistema de controle postural desses indivíduos. Para tanto, 20 idosos e 20 adultos jovens participarão do estudo, e cada participante permanecerá na posição em pé, ereta e quieta sobre uma plataforma de força na posição semi-tandem stance durante 30 s nas seguintes condições experimentais: sem visão e sem toque, sem visão e com toque, com visão e sem toque, e com visão e com toque. Na condição sem visão, todos deverão manter os olhos fechados durante toda a tentativa, e na condição com visão, todos deverão fixar o olhar a um alvo (5 cm de diâmetro) 1 m à frente aproximadamente e na altura dos olhos. Na condição sem toque, todos deverão manter os braços ao longo do corpo, e na condição com toque, todos deverão tocar com o dedo indicador da mão direita sobre uma barra de toque posicionada lateralmente na altura do quadril. O desempenho do sistema de controle postural será verificado por meio das seguintes variáveis: amplitude média de oscilação, área de deslocamento e frequência mediana do centro de pressão. A relação entre força aplicada na barra de toque e a variação no centro de pressão será verificada por meio da correlação cruzada, obtendo-se o coeficiente de correlação e a diferença temporal. A detecção de movimento passivo das articulações do joelho e tornozelo será avaliada por meio do deslocamento angular dessas articulações. Com base nessas variáveis, comparações entre grupos e condições experimentais serão realizadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAMA, GABRIELA L.; CELESTINO, MELISSA L.; BARELA, JOSE A.; BARELA, ANA M. F.. Gait initiation and partial body weight unloading for functional improvement in post-stroke individuals. GAIT & POSTURE, v. 68, p. 305-310, . (15/13100-9, 13/01050-1, 09/15003-0, 10/15218-3, 13/02322-5)
BARELA, ANA M. F.; CAPORICCI, SARAH; DE FREITAS, PAULO BARBOSA; JEKA, JOHN J.; BARELA, JOSE A.. Light touch compensates peripheral somatosensory degradation in postural control of older adults. HUMAN MOVEMENT SCIENCE, v. 60, p. 122-130, . (09/15003-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.