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Docência para a educação básica: a perspectiva psicossocial da formação

Processo: 09/53361-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2010 - 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Clarilza Prado de Sousa
Beneficiário:Clarilza Prado de Sousa
Instituição Sede: Fundação Carlos Chagas (FCC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica  Formação continuada do professor  Professores  Fatores psicossociais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Docencia | Educacao Basica | Formacao Docente | Perspectiva Psicossocial | Representacao Social

Resumo

Tendo por pressuposto que a docência para a educação básica deve ser compreendida de forma abrangente e contextualizada sob risco de considerar o desempenho do professor como agente isolado na obtenção de um ensino de qualidade, o projeto ora apresentado propõe tematizar o desempenho docente e sua formação, articulando-os ao contexto social e à subjetividade do professor que exerce essa docência. Foi estruturado considerando cinco domínios de estudos de modo a ampliar as discussões referentes ao tema eleito e aprofundar os diferentes aspectos relacionados à docência para a educação básica, são eles: processos de constituição da profissionalidade docente; movimentos identitários de professores, conhecimento, práticas de formação « o simbólico; alteridade - o outro na constituição da subjetividade docente e transformação das representações sociais sobre os futuros alunos - os egressos um ano após a formatura. Tem, por objetivos,, constituir um corpo de conhecimento sobre a formação para docência ma educação básica considerando a perspectiva psicossocial pautada na teoria das representações sociais e propor alternativas para mudança, nos cursos de formação docente visando à melhoria do trabalho na educação básica. Acolhe a coordenação deste Projeto, o Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas por meio do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação que tem o propósito de apoiar atividades, desta natureza. (AU)

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