Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulações ab initio de transporte eletrônico em sistemas nanoestruturados desordenados

Processo: 09/15129-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2010 - 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Alexandre Reily Rocha
Beneficiário:Alexandre Reily Rocha
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotubos de carbono  Funções de Green  Grafenos  Teoria do funcional da densidade  Condução eletrônica  Nanofitas 

Resumo

A miniaturização de dispositivos eletrônicos, ao mesmo tempo em que introduz a perspectiva de novas tecnologias, levanta questões importantes do ponto de vista da ciência básica. Na escala nanoscópica estes dispositivos se comportam de maneira fundamentalmente diferente e necessitam ser profundamente estudados, tanto experimental quanto teoricamente. O presente projeto visa estudar, via simulações computacionais, as propriedades eletrônicas e de transporte de sistemas nanoestruturados. Será utilizada neste projeto uma combinação de teoria do funcional da densidade para determinar a estrutura eletrônica dos materiais com a teoria de funções de Green fora do equilíbrio, que permite a determinação das propriedades de transporte eletrônico de sistemas desordenados. Utilizando esta combinação serão determinadas, via simulações computacionais ab initio, as propriedades de transporte de sistemas nanoscópicos que tem potencial para aplicação em eletrônica e spintrônica e que podem ser utilizados em escala industrial. Dentre os subprojetos apresentados proporei maneiras de simularmos sistemas a base de carbono com impurezas. Nos sistemas reais as impurezas estão distribuídas aleatoriamente pelo sistema. Nestes casos devemos lidar com dezenas de milhares de átomos incluindo os efeitos de desordem. Em particular serão estudados nanotubos de carbono, grafeno e nanofitas de grafeno por meio de métodos de primeiros princípios. Além disto, propõe-se neste projeto um significativo avanço nas técnicas de computação de alto desempenho. Através da utilização de placas gráficas como aceleradores de cálculos de computação de alta performance (HPC) pretendemos revolucionar a maneira como estes cálculos são feitos, permitindo que simulações utilizando técnicas (HPC) possa ser realizadas a baixíssimo custo financeiro e com grande eficiência e para resolver problemas até o momento inatingíveis com técnicas atuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Jogo de armar 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO PRADO, VANIA MENDES; SEICEIRA, RAFAEL CARDOSO; PITALUGA, JR., ALTIVO; ANDRADE-FILHO, TARCISO; ALVES, WENDEL ANDRADE; ROCHA, ALEXANDRE REILY; FERREIRA, FABIO FURLAN. Elucidating the crystal structure of the antimalarial drug (+/-)-mefloquine hydrochloride: a tetragonal hydrated species. JOURNAL OF APPLIED CRYSTALLOGRAPHY, v. 47, n. 4, p. 1380-1386, AUG 2014. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.