Busca avançada
Ano de início
Entree

Imobilização do sal trissódico do ácido 1,8-dihidróxi-2-(4-sulfofenilazol)-3,6-naftalenodisulfônico (SPADNS) em diferentes fases sólidas: avaliação e aplicação no desenvolvimento de método espectrométrico

Resumo

Processos de separação e pré-concentração são muitas vezes necessários para a eliminação de interferentes, aumento de sensibilidade e melhoria dos limites de detecção das técnicas espectrofotométricas e espectrométricas. Tais processos incluem a extração líquido-líquido, extração no ponto nuvem, extração em fase sólida, co-precipitação e precipitação. A extração em fase sólida tem sido amplamente utilizada devido à disponibilidade e fácil recuperação da fase sólida, ao alto fator de pré-concentração alcançado, aumento de seletividade, possibilidade de amostragem e pré-concentração in situ e acoplamento a sistemas de análise por injeção em fluxo, que traz como vantagem ainda a facilidade de automação do processo. Acredita-se que um dos grandes desafios da química analítica seja o desenvolvimento de novas fases sólidas que possibilitem agregar as vantagens do processo de extração sólido-líquido associado à análise por injeção em fluxo com o intuito de desenvolver métodos analíticos atrelados à ‘química limpa’, ou seja, baixo consumo de reagente e mínimo descarte de resíduo. A partir de tais considerações o presente projeto visa propor e avaliar a imobilização do SPADNS em diferentes fases sólidas (sílica gel, XAD-2 e XAD-7), com o objetivo de aplicar os suportes sólidos modificados no desenvolvimento de método analítico acoplado ao sistema de análise por injeção em fluxo e detecção usando a espectrometria de absorção atômica de alta resolução com fonte contínua (HR-CS AAS). Serão estudadas a adsorção e dessorção do SPADNS nas fases sólidas, o método espectrométrico será desenvolvido e aplicado na determinação de metais em diferentes amostras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO GOMES, ANA CAROLINA; FERNANDES CAFER, LUCIENE DIAS; HOMEM-DE-MELLO, PAULA; COUTINHO-NETO, MAURICIO DOMINGUES; GAUBEUR, IVANISE. The interaction of an azo compound with a surfactant and ion pair adsorption to solid phases. Journal of Colloid and Interface Science, v. 367, p. 370-377, FEB 1 2012. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.