Busca avançada
Ano de início
Entree

O impacto da condição periodontal sobre a ocorrência de patógenos periodontais em recém-nascidos, crianças e adultos

Processo: 07/58340-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2008 - 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Sheila Cavalca Cortelli
Beneficiário:Sheila Cavalca Cortelli
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais  Epidemiologia bucal  Fatores de risco  Grupos etários  Hábito de fumar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacterias | Doencas Periodontais | Epidemiologia | Fatores De Risco | Grupos Etarios

Resumo

Esse estudo hipotetiza que a condição periodontal e o hábito de fumar favorecem a ocorrência de patógenos periodontais. Assim, o objetivo do presente estudo será correlacionar a condição clínica periodontal de recém-nascidos, crianças e adultos com a presença dos periodontopatógenos: A. actinomycetemcomitans, P. gingivalis, P. intermedia, T. forsythia e C. rectus. E, o impacto do hábito de fumar das mães ou dos próprios adultos sobre a presença destes patógenos. Serão incluídos 70 recém-nascidos (35 filhos de mães com doença periodontal e 35 filhos de mães não portadoras de doença periodontal); 250 crianças com idade entre 6 e 12 anos (125 crianças portadoras de gengivite e 125 crianças com saúde gengival) e 200 adultos de 19 a 44 anos de idade (100 adultos com periodontite, sendo destes 50 fumantes e 50 não fumantes e 100 adultos com saúde periodontal, sendo 50 fumantes e 50 não fumantes). A condição clínica periodontal será avaliada obtendo-se, para as crianças, os índices de placa (IP), gengival (IG) e radiografias interproximais. Para as mães e os participantes adultos, os mesmos índices serão empregados, com o acréscimo da mensuração do valor de profundidade de sondagem (PS) e nível clínico de inserção (NCI). Amostras microbiológicas de sulco gengival (crianças e adultos) e dorso da língua (recém-nascidos, crianças e adultos) serão obtidas para a verificação da presença dos patógenos periodontais por PCR. Os dados microbiológicos serão estatisticamente confrontados com as diferentes condições clínicas de cada grupo com a finalidade de se estabelecer possíveis associações e correlações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES ROMAN-TORRES, CAIO VINICIUS; AQUINO, DAVI ROMEIRO; CORTELLI, SHEILA CAVALCA; NOBRE FRANCO, GILSON CESAR; DOS SANTOS, JULIANA GUIMARAES; CORRAINI, PRISCILA; HOLZHAUSEN, MARINELLA; DINIZ, MARINA GONCALVES; GOMEZ, RICARDO SANTIAGO; CORTELLI, JOSE ROBERTO. Prevalence and distribution of serotype-specific genotypes of Aggregatibacter actinomycetemcomitans in chronic periodontitis Brazilian subjects. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 55, n. 3, p. 242-248, . (07/58340-0)
DAVI ROMEIRO AQUINO; GILSON CESAR NOBRE FRANCO; JOSÉ ROBERTO CORTELLI; FERNANDO OLIVEIRA COSTA; ALEXANDRE PRADO SCHERMA; SHEILA CAVALCA CORTELLI. O impacto da condição periodontal materna na detecção de patógenos periodontais em recém-nascidos. Rev. odonto ciênc. (Online), v. 25, n. 4, p. 333-338, . (07/58340-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: