Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito da Adrenalina e Noradrenalina sobre a adesão bacteriana (Streptococcus mutans) em braquetes ortodônticos.

Processo: 09/16324-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Gilson Cesar Nobre Franco
Beneficiário:Gilson Cesar Nobre Franco
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté , SP, Brasil
Assunto(s):Streptococcus mutans  Noradrenalina  Adrenalina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adrenalina | Noradrenalina | ortodontia | Streptococcus mutans | Ortodontia

Resumo

A literatura científica atribui uma prevalência maior da doença cárie em pacientes usuários de aparelhos ortodônticos fixos (braquetes) em virtude de atuarem como um reservatório bacteriano, principalmente de S. mutans. Em acréscimo, substâncias como a adrenalina e a noradrenalina (catecolaminas liberadas durante o estresse) são descritas como modificadoras do perfil de virulência bacteriano. Assim sendo, este projeto tem como objetivo avaliar o efeito da adrenalina e noradrenalina sobre a adesão de S. mutans em braquetes ortodônticos. Para esta finalidade, braquetes (Roth Morelli®) serão distribuídos em poços (microplaca com 96 poços com fundo cônico) contendo 105 ufc/ml de S. mutans. Os braquetes serão divididos em 3 grupos (n=10/grupo): (1) 10 poços contendo noradrenalina (50 µM); (2) 10 poços contendo adrenalina (100 µM) e (3) 10 poços contendo NaCl 0,9% (controle). Após o período experimental (24-48h), os microrganismos não aderidos serão removidos e os braquetes serão submetidos a sonicação para o desprendimento dos S. mutans aderidos, possibilitando assim a contagem microbiana (ufc/ml). Adicionalmente, RNA total será extraído de cada grupo para a avaliação da expressão gênica de três subtipos da enzima glicosiltransferase (GTF-B, GTF-C e GTF-D) através de RT-PCR em tempo real (RT-qPCR). Com a realização deste trabalho espera-se determinar o efeito da adrenalina e noradrenalina sobre o processo de adesão de S. mutans. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORTES, IAGO TORRES; ROSALEN, PEDRO LUIZ; BERTO, LUCIANA ARANHA; CASTRO, MYRELLA LESSIO; PEDRINI, DENISE LEDA; PORTO, ALESSANDRA NOGUEIRA; COGO-MUELLER, KARINA; NOBRE FRANCO, GILSON CESAR. Effect of adrenaline and noradrenaline on biofilm formation and virulence factors of Streptococcus mutans UA159. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 125, . (09/16324-4)