Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de substâncias com atividade biológica em espécies com potencial medicinal: análise de compostos secundários em Hypericum cordatum (Vell. conc) N. robson, Comb. Nov (Guttiferae)

Processo: 00/05761-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2000 - 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Angela Maria Ladeira
Beneficiário:Angela Maria Ladeira
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Óleos essenciais  Substâncias bioativas  Flavonoides  Floroglucinol  Xantonas  Antineoplásicos  Antifúngicos 

Resumo

Diversas espécies do gênero Hypericum possuem compostos secundários com atividades biológicas, como anti-inflamatória, anti-fúngica, anti-tumoral e anti-depressiva. Pretende-se detectar as atividades anti-fúngica e antitumoral em extratos de folhas e caules de H. cordatum; detectar xantonas, flavonóides, flroglucinóis e hipericina nesses extratos, analisar a produção e composição de óleos essenciais nessa espécie e realizar o estudo fitoquímico de seus extratos. Para tanto, serão obtidos extratos em solventes orgânicos que serão fracionados por diferentes tipos de cromatografia. Os extratos serão submetidos a bioensaios específicos, assim como as frações obtidas após a cromatografias (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGO STROHMAYER DOURADO; ÂNGELA MARIA LADEIRA. Identificação de flavonóides em Hypericum cordatum (Vell.) N. Robson (Clusiaceae). BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 31, n. 4, p. 611-620, Dez. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.