Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da interação entre a proteína PthA de Xanthomonas axonopodis pv citri e proteínas de Citrus sinensis

Processo: 07/06686-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2008 - 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Celso Eduardo Benedetti
Beneficiário:Celso Eduardo Benedetti
Instituição-sede: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular vegetal  Xanthomonas  Citrus sinensis 

Resumo

O cancro cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri (Xac), afeta a maioria das variedades comerciais de citros e se destaca como uma das maiores ameaças à citricultura brasileira. O mecanismo molecular pelo qual Xac causa cancro não é inteiramente conhecido, entretanto, sabe-se que a bactéria utiliza o sistema secretório tipo ΙΙΙ (T3S) para injetar proteínas de patogenicidade, como PthAs, para o interior da célula hospedeira. A proteína PthA funciona como um supressor de defesa em citros e é suficiente para induzir hipertrofia e hiperplasia das células. Dados recentes sugerem que PthA ativa a transcrição de genes da hospedeira em benefício do patógeno. Portanto, a elucidação de como PthA ativa a transcrição é de grande importância para o entendimento do seu mecanismo de ação e desenvolvimento das lesões do cancro. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo caracterizar interações entre a proteína PthA de Xac e proteínas de laranja doce (Citrus sinensis) previamente identificadas em ensaios de duplo híbrido de leveduras. Dentre as proteínas identificadas, serão caracterizadas as interações entre PthA e as proteínas HIP (HSP-interacting protein), ciclofilina e UVE (Ubiquitin conjugating enzyme variant 2), envolvidas no enovelamento de proteínas e entre PthA e as proteínas ARF (Auxin-response factor), HMG (High mobility group) e translina, associadas a eventos de transcrição e resposta ao hormônio auxina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMINGUES, MARIANE NORONHA; DE SOUZA, TIAGO ANTONIO; CERNADAS, RAUL ANDRES; PEIXOTO DE OLIVEIRA, MARIA LUIZA; DOCENA, CASSIA; FARAH, CHUCK SHAKER; BENEDETTI, CELSO EDUARDO. The Xanthomonas citri effector protein PthA interacts with citrus proteins involved in nuclear transport, protein folding and ubiquitination associated with DNA repair. MOLECULAR PLANT PATHOLOGY, v. 11, n. 5, p. 663-675, SEP 2010. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.