Auxílio à pesquisa 08/10082-6 - Neurologia, Eletromiografia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletromiografia de fibra única com eletrodo de agulha concêntrica: normatização do jitter no músculo Orbicularis Oculi

Processo: 08/10082-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:João Aris Kouyoumdjian
Beneficiário:João Aris Kouyoumdjian
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurologia  Eletromiografia  Eletrodos  Músculos oculomotores  Miastenia gravis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrodo de agulha concêntrica descartável | Eletromiografia de fibra única | jitter | Músculo Orbicularis Oculi | Neurologia, Neurofisiologia Clínica

Resumo

A eletromiografia de fibra única (SFEMG) é ferramenta neurofisiológica essencial para o diagnóstico de doenças neuromusculares, particularmente aquelas que afetam a junção neuromuscular como a miastenia gravis. O objetivo do presente trabalho é quantificar o jitter no músculo Orbicularis Oculi em 50 indivíduos adultos normais utilizando-se eletrodo de agulha concêntrica, valores ainda não definidos na literatura e nunca realizados no Brasil. As técnicas utilizadas para obtenção do jitter serão: (1) contração voluntária mínima com ativação de pares de potenciais de ação de fibras musculares individuais; (2) estimulação axonal do nervo facial com ativação isolada de potenciais de acão de fibras musculares individuais. O registro será feito por meio de eletrodos de agulha concêntrica descartáveis ao invés do eletrodo específico para SFEMG não reutilizável e proibido em alguns países. Os valores de jitter obtidos pelas duas técnicas serão comparados, sendo menor técnica estimulada. O músculo Orbicularis Oculi juntamente com o Extensor Digitorum Communis são os mais utilizados na prática diária, desde a introdução da técnica em 1966. O exame no músculo Orbicularis Oculi apresenta a mais elevada sensibilidade para o diagnóstico das formas oculares da Miastenia Gravis. Os resultados obtidos servirão para ratificação dos valores de referência na literatura mundial, além de introduzir a técnica no meio acadêmico brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANDERS, DONALD B.; KOUYOUMDJIAN, JOAO A.; STALBERG, ERIK V.. Single fiber electromyography and measuring jitter with concentric needle electrodes. MUSCLE & NERVE, v. N/A, p. 13-pg., . (17/13262-4, 08/10082-6)
JOÃO ARIS KOUYOUMDJIAN; EDUARDO DE PAULA ESTEPHAN. Avaliação eletrofisiológica da junção neuromuscular: breve revisão. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 81, n. 12, p. 1040-1052, . (17/13262-4, 22/02291-1, 08/10082-6)