Busca avançada
Ano de início
Entree

EFEITOS DA INFECÇÃO POR Helicobacter pylori NO PADRÃO DE METILAÇÃO E NAS VIAS DE SINALIZAÇÃO DE MECANISMOS DE REPARO AO DNA

Processo: 09/01813-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2009 - 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcelo Lima Ribeiro
Beneficiário:Marcelo Lima Ribeiro
Instituição-sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Helicobacter pylori  Gastroenterologia  Metilação de DNA 

Resumo

O Helicobacter pylori parece ser responsável por desencadear uma progressão patológica na mucosa gástrica que pode evoluir para o câncer gástrico. A infecção causa uma resposta inflamatória que é seguida de um aumento na produção de citocinas. Durante o processo inflamatório espécies reativas de oxigênio e nitrogênio são geradas em resposta a mediadores pró-inflamatórios e produtos da parede celular bacteriana. Estes compostos reagem com o DNA e podem induzir alterações protéicas, danos a membrana celular, oxidação no DNA, quebras na fita do DNA, além de instabilidade cromossômica. Além disso, diversos estudos mostram que alterações no padrão de metilação do DNA são freqüentemente associadas à inflamação crônica, sugerindo que a infecção por H. pylori poderia contribuir na alteração destes padrões na carcinogênese gástrica. Sabe-se que quebras na fita DNA anteriormente mencionadas são lesões criticas a molécula e podem resultar na morte celular ou em uma grande variedade de alterações genéticas tais como deleções, perda de heterozigozidade, translocações e perda cromossômica, que são considerados marcadores do desenvolvimento de câncer. Para manter a fidedignidade do genoma as células eucarióticas possuem mecanismos cuja função na cascata de sinalização é reconhecer os danos ao DNA, parar o ciclo celular e ativam as vias de reparo ao DNA. Desse modo, pretende-se avaliar a influência da infecção por H. pylori no padrão de metilação de 82 genes e nas vias de sinalização de mecanismos de reparo ao DNA in vitro e in vivo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVAREZ, MARISA C.; SANTOS, JULIANA C.; MANIEZZO, NATHALIA; LADEIRA, MARCELO S.; DA SILVA, ARTUR L. C.; SCALETSKY, ISABEL C. A.; PEDRAZZOLI, JR., JOSE; RIBEIRO, MARCELO L. MGMT and MLH1 methylation in Helicobacter pylori-infected children and adults. WORLD JOURNAL OF GASTROENTEROLOGY, v. 19, n. 20, p. 3043-3051, MAY 28 2013. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.