Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos envolvidos no efeito analgésico induzido pela hemopressina em modelo experimental e dor crônica: participação do sistema endocanabinóide e de receptores canabinóides do tipo 1

Processo: 09/53404-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2010 - 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Camila Squarzoni Dale
Beneficiário:Camila Squarzoni Dale
Instituição Sede: Hospital Sírio-Libanês. Sociedade Beneficente de Senhoras (SBSHSL). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/11046-3 - Estudo dos mecanismos envolvidos no efeito analgésico induzido pela hemopressina em modelo experimental de dor crônica: participação de receptores canabinóides do tipo 1, BP.TT
Assunto(s):Receptores de canabinoides  Analgesia  Dor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analgesia | Comportamento | Dor Cronica | Hemopressina | Rato | Receptores Canabinoides

Resumo

Estudos realizados com receptores canabinóides têm levantado novas perspectivas sob o potencial terapêutico desses receptores em diferentes patologias, principalmente aquelas de origem álgica. Nesse sentido, tem sido demonstrado que agonistas e antagonistas de receptores canabinóides são capazes de inibir dor experimental em diferentes modelos de avaliação da nocicepção. Dados obtidos por nosso grupo, demonstram que a hemopressina, D peptídeo derivado da cadeia α da hemoglobina, é capaz de inibir a hiperalgesia inflamatória em animais avaliados em diferentes modelos experimentais. Ainda, foi recentemente observado por nosso grupo que a hemopressina atua como um agonista inverso de receptores canabinóides do tipo 1 (CB1). No entanto, o efeito da hemopressina na dor crônica de origem neuropática, e os mecanismos envolvidos em seu efeito antinociceptive ainda não foram, até o momento, elucidados. Sendo assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é investigar os mecanismos envolvidos na antinocicepção produzida pela hemopressina em modelo de dor neuropática. Para tanto será avaliada a participação de receptores CBI e de canais tônicos neste efeito. Para a compreensão dos mecanismos envolvidos na via de analgesia será a participação de receptores vanilóides de potencial transitório do tipo 1 (TRPV1) e do sistema endocananbinóide. A metodologia a ser empregada envolve modelos in vivo de avaliação da sensibilidade e ensaios in vitro de imuno-histoquimica, imunobloting, ELISA em slice e eletrofisiologia os quais sinalizarão o grau de síntese protéica, bem como os possíveis receptores envolvidos fornecendo dados dos efeitos locais e de circuitos à distância do efeito da hemopressina. Ainda, na busca de uma substância com potencial terapêutico, serão avaliadas seqüências miméticas à hemopressina nos modelos de nocicepção experimental. Os dados obtidos poderão potencialmente permitir uma melhor elucidação da eficácia de um peptídeo agindo diretamente em receptores CBI, proporcionando ferramentas adicional para a compreensão da modulação do sistema canabinóide, bem como o descobrimento de novos candidatos a serem desenvolvidos como terapia no tratamento de patologias envolvendo receptores canabinóides. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TONIOLO, ELAINE F.; MAIQUE, ESTEFANI T.; FERREIRA, JR., WILSON A.; HEIMANN, ANDREA S.; FERRO, EMER S.; RAMOS-ORTOLAZA, DINAH L.; MILLER, LYDIA; DEVI, LAKSHMI A.; DALE, CAMILA S.. Hemopressin, an inverse agonist of cannabinoid receptors, inhibits neuropathic pain in rats. Peptides, v. 56, p. 125-131, . (09/53404-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.