Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do mecanismo de ação antiinflamatória do laser de baixa potência em modelo experimental de inflamação pulmonar alérgica e sistêmica

Processo: 08/08838-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2010 - 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Flávio Aimbire Soares de Carvalho
Beneficiário:Flávio Aimbire Soares de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Asma  Farmacologia  Laser de baixa intensidade  Terapia a laser de baixa intensidade 

Resumo

A inflamação pulmonar crônica como a asma, ou a ALI/SDRA observada durante a septicemia, são condições com alto grau de morbidade e mortalidade respectivamente. São caracterizadas pela broncoconstrição e pela perda da capacidade de relaxamento de segmentos das vias aéreas. O aumento da pressão de perfusão pulmonar também é característica da asma e na ALI/SDRA, e se apresenta como uma exacerbação da reatividade pulmonar frente a estímulos contráteis. A presença de células inflamatórias no lavado broncoalveolar também caracteriza a asma e a ALI/SDRA, e geralmente acompanha a gravidade da doença. A exposição a essas células inflamatórias causa lesão pulmonar, e isso estimula o tecido das vias aéreas à remodelação. A remodelação reduz a luz das vias aéreas, contribuindo para a redução do fluxo de ar. Os receptores da família "Toll-like" e a molécula CD14 são fundamentais para o desencadeamento da ALI/SDRA e merecem atenção. O balanço entre as citocinas Th1 e as citocinas Th2 é importante na asma. Além disso, diversos mediadores químicos como, por exemplo, os eicosanóides (PGE2 e TXA2) e o fator de necrose tumoral (TNF-±) liberados pelos eosinófilos na vigência da asma e pelos neutrófilos na ALI/SDRA contribuem para o desencadeamento e desenvolvimento deste tipo de inflamação pulmonar. Esses mediadores químicos liberados pelas células inflamatórias induzem aumento da permeabilidade vascular pulmonar, o que causa edema; e contribuem para a perpetuação da inflamação pulmonar com o aumento da secreção de muco. Considerando o alto custo, direto e indireto, do tratamento das referidas afecções pulmonares, e a grande diversidade de efeitos colaterais da terapia farmacológica convencional, novas terapias vêm sendo desenvolvidas, principalmente aquelas com efeito terapêutico na hiperreatividade das vias aéreas e no edema pulmonar; e que apresentem poucos efeitos colaterais, como por exemplo, a laserterapia. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo caracterizar o mecanismo de ação antiinflamatória do laser de baixa potência (LBP) em modelo experimental de asma crônica induzida por consecutivas exposições a ovoalbumina (OA) e de inflamação pulmonar aguda induzida por lipopolissacarídeo (LPS) de bactéria Gram-negativa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, VANESSA R.; MARCONDES, P.; SILVA, M.; VILLAVERDE, ANTONIO B.; CASTRO-FARIA-NETO, HUGO C.; VIEIRA, RODOLFO P.; AIMBIRE, FLAVIO; DE OLIVEIRA, ANA PAULA L. Low-level laser therapy inhibits bronchoconstriction, Th2 inflammation and airway remodeling in allergic asthma. Respiratory Physiology & Neurobiology, v. 194, p. 37-48, APR 1 2014. Citações Web of Science: 16.
DE LIMA, FLAVIA MAFRA; VITORETTI, LUANA; COELHO, FERNANDO; ALBERTINI, REGIANE; BREITHAUPT-FALOPPA, ANA CRISTINA; DE LIMA, WOTHAN TAVARES; AIMBIRE, FLAVIO. Suppressive effect of low-level laser therapy on tracheal hyperresponsiveness and lung inflammation in rat subjected to intestinal ischemia and reperfusion. Lasers in Medical Science, v. 28, n. 2, p. 551-564, FEB 2013. Citações Web of Science: 10.
DE LIMA, FLAVIA MAFRA; ALBERTINI, REGIANE; DANTAS, YVANA; MAIA-FILHO, ANTONIO LUIS; SANTANA, CRISTIANO DE LOURA; CASTRO-FARIA-NETO, HUGO CAIRE; FRANCA, CRISTIANE; VILLAVERDE, ANTONIO BALBIN; AIMBIRE, FLAVIO. Low-Level Laser Therapy Restores the Oxidative Stress Balance in Acute Lung Injury Induced by Gut Ischemia and Reperfusion. Photochemistry and Photobiology, v. 89, n. 1, p. 179-188, JAN-FEB 2013. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.