Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial antimicrobiano de um agente químico contendo papaína sobre microrganismos cariogênicos seguida pela aplicação de sistemas adesivos autocondicionantes e de sistemas adesivos autocondicionantes submetidos a diferentes tempos e fontes de ativação

Processo: 09/14737-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2010 - 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Roberta Tarkany Basting Höfling
Beneficiário:Roberta Tarkany Basting Höfling
Instituição-sede: Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (SRES). Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Assunto(s):Anti-infecciosos  Adesivos dentinários  Dentística 

Resumo

Este projeto de pesqusia é constituído por dois trabalhos de pesquisa. Resumo do projeto 1: O objetivo deste trabalho será avaliar a ação antimicrobiana da aplicação de um agente químico contendo papaína seguida pela utilização de sistemas adesivos autocondicionantes sobre os Streptococcus mutans e os Lactobacillus casei. Serão utilizados 56 terceiros molares humanos recém extraídos não cariados os quais serão preparados e receberão tratamento com microrganismos S. mutans e L. casei para simulação da contaminação bacteriana da lesão cariosa. Após incubação, será aplicado um agente químico contendo papaína (Papacárie) associado ao uso de escavadores de dentina. As cavidades serão restauradas utilizando-se 2 sistemas adesivos: Clearfil SE Bond e Clearfil Protect Bond e serão deixados em estufa por um período de 72 horas. Em seguida, a restauração será removida e raspas de dentina das cavidades preparadas nos dentes serão coletadas e avaliadas quanto à presença de microrganismos, semeando-se em meios de cultura seletivos.Resumo do projeto 2: O objetivo deste trabalho será avaliar a ação antimicrobiana de sistemas adesivos autocondicionantes fotopolimerizados com diferentes fontes e tempos de polimerização. A ação antimicrobiana de sistemas adesivos sobre os microorganismos Streptococcus mutans e Lactobacillus casei será avaliada por meio do método da difusão do disco e serão utilizados três tipos de sistemas adesivos: Clearfil SE Bond , One Up Bond F Plus e Clearfil Protect Bond; cada adesivo será submetido a 4 métodos de polimerização: Led (Radii I - SDI) e Luz Halógena (Demetron - Kerr) de acordo com recomendações do fabricante e Led (Radii I - SDI) e Luz Halógena (Demetron - Kerr) por 40 segundos. Para o grupo controle será utilizada solução aquosa de clorexidina 0,2%. Sobre os discos de papel esterilizados será colocada uma alíquota de 10 µL de cada sistema adesivo e depois fotopolimerizado de acordo como o grupo experimental. Após incubação a 37°C por 48 horas, serão medidos os halos de inibição e os dados serão obtidos em triplicata. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASTING, ROBERTA TARKANY; GONCALVES, FERNANDA REZENDE; GOMES FRANCA, FABIANA MANTOVANI; BOTELHO DO AMARAL, FLAVIA LUCISANO; FLORIO, FLAVIA MARTAO. Antimicrobial Potential of Papain Chemomechanical Agent on Streptococcus Mutans and Lactobacillus Casei Followed by the Use of Self-Etching Adhesive Systems. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 40, n. 1, p. 62-68, WIN 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.