Busca avançada
Ano de início
Entree

Robôs evolutivos na investigação de modelos comportamentais de ratos em um labirinto em cruz elevado

Processo: 10/09273-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2010 - 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Renato Tinós
Beneficiário:Renato Tinós
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Antonio Carlos Roque da Silva Filho
Assunto(s):Robôs móveis  Inteligência artificial  Algoritmos genéticos  Labirinto em cruz elevado  Comportamento e mecanismos comportamentais  Ratos 

Resumo

Está-se interessado, neste projeto de pesquisa, em utilizar Robôs Evolutivos (REs) para o desenvolvimento e teste de modelos comportamentais de ratos em um Labirinto em Cruz Elevado (LCE). O RE utilizado é um robô móvel cuja trajetória é controlada por uma Rede Neural Artificial (RNA) recorrente com pesos otimizados por um Algoritmo Genético. O robô móvel será utilizado para investigar o comportamento do rato em um LCE. Para avaliar a aptidão de um indivíduo, o conjunto de pesos da RNA correspondente será enviado ao robô, que deverá se movimentar pelo LCE durante um período de tempo pré-definido. A trajetória do RE no LCE será armazenada e utilizada para calcular o valor de aptidão do indivíduo. Funções de avaliação, do Algoritmo Genético, baseadas em modelos comportamentais de ratos devem ser investigadas. Ainda, deve-se investigar o uso de funções de avaliação dinâmicas, o que deve propiciar o estudo do comportamento dos indivíduos submetidos a novas condições, e o uso de Algoritmos Evolutivos utilizados em problemas de otimização dinâmica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, ARIADNE A.; MORATO, SILVIO; ROQUE, ANTONIO C.; TINOS, RENATO. A computational model for exploratory activity of rats with different anxiety levels in elevated plus-maze. JOURNAL OF NEUROSCIENCE METHODS, v. 236, p. 44-50, OCT 30 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.