Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização de um cimento esponjoso para preenchimento de falhas ósseas. análise morfométrica e ensaio mecânico

Processo: 10/08315-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Edgard Eduard Engel
Beneficiário:Edgard Eduard Engel
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:José Batista Volpon ; Marcello Henrique Nogueira-Barbosa ; Paulo Donato Frighetto
Assunto(s):Ortopedia  Substitutos ósseos  Oncologia 

Resumo

O tratamento dos tumores ósseos benignos, agressivos ou não, com frequência é realizado por abordagem intralesional com curetagem do tumor, tratamento adjuvante e preenchimento da falha óssea. O preenchimento pode ser realizado com substâncias biológicas, como os enxertos, ou sintéticas, como o cimento ósseo. O uso do cimento ósseo, apesar de ser o mais comum, pode apresentar problemas devido à necrose térmica, ao afrouxamento asséptico, à incapacidade de remodelação e à elasticidade inadequada em relação ao osso normal evoluindo para deformação e artrose.Este estudo tem como primeiro objetivo o desenvolvimento de um cimento ósseo com grandes poros que permitam o crescimento ósseo no seu interior (osteocondução), a introdução de drogas estimuladoras do crescimento ósseo e a diminuição do módulo de elasticidade aproximando-se mais daquele do osso esponjoso.O segundo objetivo é a caracterização morfométrica e mecânica deste cimento que é uma substância inédita e original baseada no cimento acrílico de uso cirúrgico (polimetilmetacrilato), com conformação espacial parecida com o osso esponjoso. Serão produzidos corpos de prova cilíndricos de 40 x 20 mm com concentrações diferentes de bicarbonato de sódio e ácido cítrico que serão comparados com o cimento sólido e o osso esponjoso bovino.Serão obtidos parâmetros como densidade, porosidade e área sólida da superfície pela avaliação morfométrica a partir de análise digital com uso de software específico baseado em imagens de tomografia computadorizada.Parâmetros como tensão de escoamento, tensão de ruptura, deformação de ruptura, módulo de Young, tenacidade e resiliência serão obtidos a partir de ensaios mecânicos de compressão e de resiliência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIMATTI, BRUNO; ENGEL, EDGARD EDUARD; NOGUEIRA-BARBOSA, MARCELLO HENRIQUE; FRIGHETTO, PAULO DONATO; VOLPON, JOSE BATISTA. PHYSICAL AND MECHANICAL CHARACTERIZATION OF A POROUS CEMENT FOR METAPHYSEAL BONE REPAIR. Acta Ortopédica Brasileira, v. 23, n. 4, p. 197-201, JUL-AUG 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.