Busca avançada
Ano de início
Entree

Efetividade da escovação de próteses com diferentes agentes de limpeza na redução da viabilidade de biofilme in vitro de Candida Albicans

Processo: 10/06578-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Vergani
Beneficiário:Carlos Eduardo Vergani
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Placa bacteriana  Desinfetantes  Candida albicans 

Resumo

A Candida albicans apresenta-se como o principal agente etiológico da estomatite protética, doença relativamente comum entre os usuários de próteses removíveis. Esse tipo de patologia pode ser tratado pela manutenção da saúde bucal através da adequada higienização das próteses para remoção dos microrganismos presentes nas superfícies das próteses. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho será avaliar a efetividade da escovação com diferentes agentes de limpeza na redução da viabilidade do biofilme de Candida albicans desenvolvido sobre uma resina termopolimerizável para base de prótese. Para isso, corpos-de-prova (10 mm de diâmetro e 2 mm de altura) de uma resina termopolimerizável (Vipi Wave) serão confeccionados de acordo com as recomendações do fabricante. Posteriormente, os corpos-de-prova serão esterilizados e inoculados com Candida albicans (1x107 células/mL) para a formação de biofilme in vitro, desenvolvido após 48h de incubação a 37 °C sob agitação. Posteriormente, as amostras serão divididas em 6 grupos (n=9), e os corpos-de-prova de cada grupo serão escovados durante 90 segundos em máquina de escovação: (G1) grupo controle (sem tratamento); (G2) escovação dos corpos-de-prova somente com água destilada; (G3) escovação dos corpos-de-prova com Polident Fresh Cleanse; (G4) escovação dos corpos-de-prova com solução de dentifrício/água (1:1); (G5) escovação dos corpos-de-prova com solução de digluconato de clorexidina a 2%; (G6) escovação dos corpos-de-prova com solução de hipoclorito de sódio a 1%. Após a realização dos tratamentos, os corpos-de-prova serão submetidos à avaliação da atividade metabólica das células não removidas de Candida albicans. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística mais apropriada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELISE PELLIZZARO; GREGORY POLYZOIS; ANA LUCIA MACHADO; EUNICE TERESINHA GIAMPAOLO; PAULA VOLPATO SANITÁ; CARLOS EDUARDO VERGANI. Effectiveness of mechanical brushing with different denture cleansing agents in reducing in vitro Candida albicans biofilm viability. Brazilian Dental Journal, v. 23, n. 5, p. -, Out. 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.