Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da eficiência do sistema alagados construídos na remoção da matéria orgânica e nitrogênio de águas residuárias

Processo: 10/12445-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Eduardo Luiz de Oliveira
Beneficiário:Eduardo Luiz de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias  Matéria orgânica  Nitrogênio 

Resumo

O presente projeto visa o tratamento de águas residuárias através de Sistemas de Alagados Construídos (Wetlands), o qual será composto por dois sistemas, sendo o primeiro de fluxo horizontal, cujo principal objetivo é aumentar a eficiência de remoção da matéria orgânica. Para uma melhor condição de estudo serão utilizados três sistemas de leitos compostos por diferentes substratos, o primeiro, preenchido com pedrisco, pedras nº3 e areia grossa, o segundo preenchido com pedrisco, poliestireno expandido (isopor) reciclado e moído e areia grossa. O efluente gerado neste primeiro sistema será encaminhado para uma segunda etapa de tratamento que consiste em um sistema de fluxo vertical com recirculação, o objetivo deste esquema é aumentar a eficiência de remoção do nitrogênio. Para tal serão utilizados três leitos compostos por diferentes substratos, o primeiro, preenchido com pedrisco e pedras nº1 e nº 3, o segundo com pedra nº3 e pedrisco, e finalmente um terceiro composto por pedra nº 3, poliestireno expandido (isopor) reciclado e moído, e pedrisco. Com a junção dos dois sistemas pretende-se obter uma redução significativa da matéria orgânica e do nitrogênio, uma vez que, a matéria carbonácea presente no esgoto é degradada, em sua maior parte, aerobicamente por microrganismos que estão aderidos ao material filtrante e nas raízes das macrófitas e anaerobicamente pelas bactérias aderidas no substrato do leito filtrante. Quanto ao nitrogênio, segundo Arias (2005) os wetlands de fluxo vertical são eficientes na produção de efluentes bem nitrificados e com o acréscimo do esquema de recirculação o efluente volta ao processo de tratamento, onde encontra as condições favoráveis (condições anóxicas) para diminuir a taxa de nitrogênio total. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, JULLIANA ALVES; SARTI, ARNALDO; RIBEIRO DA SILVA, GUSTAVO HENRIQUE. Performances of two pilot decentralized wastewater treatment plants used to treat low-strength wastewater. Desalination and Water Treatment, v. 91, p. 93-100, OCT 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.