Busca avançada
Ano de início
Entree

Unidade móvel de colheita e beneficiamento de frutas e hortaliças

Processo: 10/51155-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Pesquisador responsável:Marcos David Ferreira
Beneficiário:Marcos David Ferreira
Instituição-sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/11262-0 - Protótipos de beneficiamento e classificação de frutas e hortaliças para aplicação em plataforma móvel, BP.TT
Assunto(s):Hortaliças  Colheita  Frutas 

Resumo

O agronegócio brasileiro tem sofrido diversas modificações nas últimas décadas, com aplicação intensa de tecnologia, o que levou o país a grandes conquistas nesta área, tornando-se um dos maiores exportadores mundiais de diversos produtos. A produtividade brasileira cresceu significativamente, sendo em muitos casos, superior à outros países. Todavia, esta aplicação de tecnologia não atingiu todos os setores e etapas do agronegócio. A colheita ainda continua sendo realizada de forma rudimentar, utilizando o mesmo formato de décadas atrás, utilizando tão somente mão-de-obra, sem nenhum tipo de auxílio. O beneficiamento, apesar de por muitas vezes utilizar equipamentos estáticos importados, ainda não se integra totalmente a colheita, com altas perdas do produto colhido e desperdício de energia e espaço. A integração colheita - beneficiamento, pode fornecer uma melhor funcionalidade do sistema, com menores perdas e melhor aplicação dos recursos aplicados. Plataformas móveis providenciam maior rapidez ao processo e funcionalidade, podendo em campo já ocorrer a seleção de material indesejado ao beneficiamento (como por exemplo frutos de menor calibre com destino apropriado a indústria e não ao consumo in natura), com economia de tempo, espaço, mão-de-obra, etc. Unidades móveis também fornecem condições mais adequadas ao operador em campo. Em 2007, foi gerado o protótipo Unidade Móvel para colheita de tomate de mesa -UNIMAC, com financiamento FAPESP (processo 02/00645-7), que na seqüência foi testado em campo no projeto PIPE, fase 1 (06/60934-3). Nos testes em campo o protótipo UNIMAC demonstrou funcionalidade e movimentação, mas sendo testado somente para colheita e não no sistema de beneficiamento, por não haver tempo hábil para tanto. Muitos problemas e desafios foram detectados tanto na mobilidade do equipamento em campo aberto, como no sistema de colheita e beneficiamento para a realização da seleção em campo. O objetivo deste projeto é reformular e reconstruir este protótipo tanto continuidade a esta linha de pesquisa, com aplicação não somente para tomate, mas também como outras culturas, gerando conhecimento e informação a serem aplicados na linha de pesquisa equipamentos de auxílio à colheita. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, MARCOS D.; SANCHEZ, AUGUSTO C.; BRAUNBECK, OSCAR A.; SANTOS, EDUARDO A. HARVESTING FRUITS USING A MOBILE PLATFORM: A CASE STUDY APPLIED TO CITRUS. Engenharia Agrícola, v. 38, n. 2, p. 293-299, MAR-APR 2018. Citações Web of Science: 2.
MIRANDA, MARCELA; SPRICIGO, POLIANA C.; FERREIRA, MARCOS D. MECHANICAL DAMAGE DURING HARVEST AND LOADING AFFECT ORANGE POSTHARVEST QUALITY. Engenharia Agrícola, v. 35, n. 1, p. 154-162, JAN-FEB 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.