Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dosimetrico e do efeito citogenético do 131-I em pacientes com câncer diferenciado da tireóide: comparação entre terapia de estimulação com r-hTSH e terapia de suspensão do hormônio tireoidiano

Processo: 10/51417-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Paolo Bartolini
Beneficiário:Paolo Bartolini
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aberrações cromossômicas  Neoplasias da glândula tireoide  Citogenética  Iodo  Tireotropina 

Resumo

Os efeitos de irradiação interna causados pelos radiofármacos utilizados em medicina nuclear são pouco explorados em nível celular. Assim sendo, é de grande valia um estudo voltado para os aspectos citogenéticos e dosimétricos de radionuclídeos de interesse médico, para uma avaliação acurada das doses recebidas pelos pacientes e danos genéticos decorrentes, para a otimização dos trabalhos desenvolvidos em consonância com os atuais cenários nacional e internacional. No presente estudo pretende-se analisar efeitos citogenéticos agudos e tardios do 131I utilizado para ablação, em pacientes com câncer diferenciado da tireóide, por meio da técnica de aberrações cromossômicas. Serão comparados os possíveis danos cromossômicos induzidos entre pacientes eutireóideos submetidos à terapia com tireotropina recombinante (r-hTSH, Thyrogen) e pacientes mantidos ao estado hipotireoideo com a suspensão prolongada do hormônio tireoidiano (L-T4). A análise cromossômica será efetuada antes, 24h, uma semana, um mês e um ano após a administração do radioiodo (3700 MBq). Será realizada também a averiguação dos níveis de excreção do 131I e estudos dosimétricos para a estimativa de dose absorvida no corpo inteiro e no sangue, nos dois grupos de pacientes. Paralelamente, serão executados ensaios in vitro que consistem na construção de curvas dose-resposta para diferentes concentrações radioativas de 131I (0,74 a 2,22 MBq/mL). Os dados citogenéticos obtidos in vitro serão comparados com os obtidos in vivo de dois grupos de pacientes, para estabelecer e confirmar as curvas dose-resposta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, MARCIA AUGUSTA; SILVA VALGODE, FLAVIA GOMES; GONZALEZ, JULIA ARMILIATO; YORIYAZ, HELIO; CALIL CURY GUIMARAES, MARIA INES; CARVALHO PINTO RIBELA, MARIA TERESA; BUCHPIGUEL, CARLOS ALBERTO; BARTOLINI, PAOLO; OKAZAKI, KAYO. Cytogenetic and dosimetric effects of I-131 in patients with differentiated thyroid carcinoma: comparison between stimulation with rhTSH and thyroid hormone withdrawal treatments. RADIATION AND ENVIRONMENTAL BIOPHYSICS, v. 55, n. 3, p. 317-328, AUG 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.