Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da incidência de Salmonella spp. em frutos do cultivo orgânico e controle alternativo desse patógeno em manga pós-colheita

Resumo

O mercado de produtos orgânicos apresenta crescente demanda no Brasil e visa atender a exigência de consumidores preocupados em adquirir alimentos mais saudáveis, que não acarretem prejuízos a saúde, no entanto, os dados sobre a segurança alimentar desses produtos são incipientes. Acredita-se que os alimentos orgânicos são mais susceptíveis a contaminação microbiológica do que os convencionais, devido a utilização mais intensiva da adubação orgânica de origem animal. Um dos papéis das certificadoras de orgânicos é assegurar que o processo de compostagem esteja sendo adequadamente realizado, de modo a eliminar patógenos, tais como Salmonella, eventualmente presentes no esterco orgânico. No entanto, sabe-se que, devido ao elevado custo do processo de certificação, muitos produtos comercializados no Brasil, como orgânicos, não são certificados. Acrescenta-se também que os métodos/produtos permitidos para descontaminação de orgânicos é restrito, o que teoricamente aumentaria o risco potencial da presença de patógenos nesses produtos. O tomate e morango orgânico estão entre os produtos orgânicos mais consumidos, devido ao elevado nível de agrotóxicos que são utilizados durante o cultivo convencional desses produtos. Existe um mercado potencial para a manga orgânica, principalmente no tocante a exportação, no entanto, técnicas alternativas de descontaminação devem ser estudadas, visto que a presença de Salmonella spp representa uma barreira para exportação dessa fruta. O objetivo do presente estudo é avaliar a incidência de Salmonella spp em frutos orgânicos (morango, tomates e manga), bem como, avaliar o uso do etanol e tratamento térmico como alternativa para descontaminação de manga para exportação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA VILAR, SILVANA BELEM; PENTEADO MORETHZON DE CASTRO, MARIA FERNANDO DEMONTE; BENATO, ELIANE APARECIDA; MOREIRA, INACIA DOS SANTOS; NETO, ACACIO FIGUEIREDO; SCHMIDT, FLAVIO LUIS. Ethanol effect associated with hydrothermal treatment on `Tommy Atkins' mango's quality. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 41, n. 3 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, Maria Fernanda Demonte Penteado Moretzsohn de. Tratamento hidrotérmico associado a etanol no controle de Salmonella spp. em manga 'Tommy Atkins' pós-colheita = Treatment hydrothermal associated with ethanol in coltrol of Salmonella spp. in mango 'Tommy Atkins" post harvest. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.