Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da estrutura de defeitos em diboretos de metais de transição (MeB2) e sua relação com o comportamento supercondutor

Processo: 10/11770-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Antonio Jefferson da Silva Machado
Beneficiário:Antonio Jefferson da Silva Machado
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Supercondutividade  Intersticiais 

Resumo

Este projeto tem como principal objetivo correlacionar uma determinada estrutura de defeitos, com o comportamento supercondutor observado em diboretos de metais de transição. Resultados preliminares mostram que soluções sólidas de diboretos apresentam supercondutividade, mesmo que os diboretos originais não sejam supercondutores. Neste caso, o exemplo mais interessante, é a observação de supercondutividade na solução sólida entre Zr e V no composto Zr1-xVxB2. Para este sistema os diboretos originais ZrB2 e VB2 não são supercondutores. Entretanto, os resultados mostram que Zr0,5V0,5B2 é um supercondutor com uma temperatura crítica de 9,0 K. Não menos surpreendente, é a observação de supercondutividade na solução sólida de Nb1-xNixB2, a qual exibe aumento da temperatura crítica supercondutora em função do aumento da substituição de Nb por Ni no composto matriz NbB2. Por este motivo, estudar monocristais destes e de outros sistemas é de fundamental importância para entender qual a relação entre a estrutura de defeitos gerada na solução sólida, com o comportamento supercondutor observado. Neste sentido, o forno solicitado para o crescimento de cristais, é de fundamental importância para o sucesso deste projeto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, A. J. S.; SANTOS, F. B.; DE LIMA, B. S.; RENOSTO, S. T.; CORREA, L. E.; CIGARROA, O. V.; DA LUZ, M. S.; FISK, Z. Superconductivity in the ternary ZrVGe compound. Physics Letters A, v. 379, n. 14-15, p. 1057-1061, JUN 12 2015. Citações Web of Science: 0.
CIGARROA, O. V.; RENOSTO, S. T.; MACHADO, A. J. S. Conventional superconductivity properties of the ternary boron-nitride Nb2BN. SUPERCONDUCTOR SCIENCE & TECHNOLOGY, v. 27, n. 3 MAR 2014. Citações Web of Science: 1.
RENOSTO, S. T.; CONSOLINE, H.; DOS SANTOS, C. A. M.; ALBINO AGUIAR, J.; JUNG, SOON-GIL; VANACKEN, J.; MOSHCHALKOV, V. V.; FISK, Z.; MACHADO, A. J. S. Evidence of multiband behavior in the superconducting alloy Zr0.96V0.04B2. Physical Review B, v. 87, n. 17 MAY 6 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.