Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos da natação no tratamento de pacientes com fibromialgia

Processo: 10/51238-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2010 - 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Jamil Natour
Beneficiário:Jamil Natour
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/20438-2 - Avaliação dos efeitos da natação no tratamento de pacientes com fibromilagia, BP.TT
10/19838-6 - Avaliação dos efeitos da natação em pacientes com fibromilagia, BP.TT
Assunto(s):Natação  Fibromialgia  Dor 

Resumo

A Fibromialgia (FM) é uma síndrome que se caracteriza por dor músculo esquelética difusa e crônica, apresentando pontos denominados "tende points", específicos, sensíveis e dolorosos a palpação. Objetivo: Avaliar a eficácia da natação na redução da dor generalizada e na melhora da função, qualidade de vida e capacidade aeróbia em pacientes com fibromialgia. Material e Métodos: Serão selecionados 68 pacientes, com fibromialgia, que saibam nadar o estilo livre (crawl), dos ambulatórios da UNIFESP e também através de anúncio em jornal, sendo que 1 grupo realizará o treinamento de natação e o outro grupo (controle), realizará treino de caminhada. Os participantes realizarão os exercícios (natação ou caminhada) 3 vezes por semana, durante 50 minutos, por 12 semanas. Os exercícios serão realizados no limiar anaeróbio determinado por teste ergoespirométrico. Instrumentos de medida: Serão o EVA (escala visual analógica) para dor, o FIQ (fibromyalgia impact questionnaire), para avaliar qualidade de vida relacionada à doença, e também o SF-36 (short form health survey), que avalia qualidade de vida geral. Teste ergoespirométrico para avaliar capacidade cardiorrespiratória e (sit-up and go) para avaliar capacidade funcional. Todos os participantes realizarão uma avaliação inicial, após 6 e 13 semanas de treinamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Reportagem da Agência FAPESP é 1º lugar no Prêmio Pfizer  
Natação é boa opção para tratar fibromialgia, indica estudo 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (1 total):
Natação é eficaz no tratamento da fibromialgia 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, GIOVANA; JENNINGS, FABIO; NERY CABRAL, MICHELE VIEIRA; PIROZZI BUOSI, ANA LETICIA; NATOUR, JAMIL. Swimming Improves Pain and Functional Capacity of Patients With Fibromyalgia: A Randomized Controlled Trial. ARCHIVES OF PHYSICAL MEDICINE AND REHABILITATION, v. 97, n. 8, p. 1269-1275, AUG 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.