Busca avançada
Ano de início
Entree

The Sugarcane EST Project

Processo: 99/02874-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa GENOMA
Vigência: 01 de junho de 1999 - 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Otavio Henrique Thiemann
Beneficiário:Otavio Henrique Thiemann
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de sequência de DNA  Genomas  Cana-de-açúcar  Etiquetas de sequências expressas  Genoma Cana-de-Açúcar - SucEST 

Resumo

A cultura da cana-de-açúcar representa uma importante parcela da atividade agroindustrial do país bem como do estado de São Paulo. Sua importância econômica é significativa, sendo a cana essencial na produção açucareira e do álcool e também na composição de forragem animal. As espécies atualmente cultivadas são o resultado de diversos cruzamentos interespecíficos e da manipulação humana. Resulta disso um genótipo complexo que torna o mapeamento dos caracteres desejáveis para o melhoramento genético uma tarefa difícil. O sequenciamento de ESTs (Expression Sequence Tags) de diferentes órgãos vegetais se mostra como uma via apropriada para o mapeamento do genoma vegetal e da expressão gênica diferencial em diversos tecidos. O propósito deste projeto de pesquisa é a colaboração no esforço de sequenciamento de ESTs que será realizado pelo consórcio de laboratórios ONSA-SUCEST. Este projeto não somente objetiva a realização do sequenciamento para levar a cabo as metas do consórcio, mas também o estabelecimento da tecnologia de sequenciamento em larga escala, tão importante para o perfil da ciência biomédica nacional e internacional. Os resultados obtidos nos diversos esforços de natureza semelhante são testemunho da importância de tais projetos para o avanço do conhecimento científico e para futuras aplicações biotecnológicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, F. C.; OLIVA, M. A. V.; DE JESUS, T. C. L.; SCHENKMAN, S.; THIEMANN, O. H. Oxidative stress protection of Trypanosomes requires selenophosphate synthase. Molecular and Biochemical Parasitology, v. 180, n. 1, p. 47-50, NOV 2011. Citações Web of Science: 8.
SCULACCIO, SUSANA ANDREA; NAPOLITANO, HAMILTON BARBOSA; BELTRAMINI, LEILA MARIA; OLIVA, GLAUCIUS; CARRILHO, EMANUEL; THIEMANN, OTAVIO HENRIQUE. Sugarcane Phosphoribosyl Pyrophosphate Synthetase: Molecular Characterization of a Phosphate-independent PRS. PLANT MOLECULAR BIOLOGY REPORTER, v. 26, n. 4, p. 301-315, DEC 2008. Citações Web of Science: 4.
H.B. NAPOLITANO; M. SILVA; J. ELLENA; B.D.G. RODRIGUES; A.L.C. ALMEIDA; P.C. VIEIRA; G. OLIVA; O.H. THIEMANN. Aurapten, a coumarin with growth inhibition against Leishmania major promastigotes. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 37, n. 12, p. 1847-1852, Dez. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.