Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre o teste tuberculínico (PPD) e a detecção de interferon gama no diagnóstico da tuberculose latente em receptores de transplante de células tronco-hematopoiéticas (TCTH)

Resumo

O principal fator de risco para tuberculose em receptores de TCTH é viver em regiões de alta endemicidade. O Brasil é um país de alta prevalência de TB com incidência de 38,2 por 100.000 habitantes por ano. A imunossupressão pós-TCTH favorece a reativação da infecção latente e desta forma, espera-se uma maior incidência de TB nesse grupo de pacientes em comparação com a população em geral. O diagnóstico da TB latente pelo teste do PPD tem limitações em imunocomprometidos e segundo alguns estudos, o teste de detecção de interferon gama poderia ser vantajoso nesses pacientes. Não há estudos comparando os dois testes para o diagnóstico da TB latente, assim como não há estudos prospectivos sobre a incidência, morbidade e mortalidade da tuberculose em receptores de TCTH. O presente projeto visa comparar os dois testes para o diagnóstico da TB latente bem como determinar a incidência da doença em uma coorte de receptores de TCTH. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA RODRIGUES, MARINA; DE ALMEIDA TESTA, LUCIA H.; DOS SANTOS, ANA CLAUDIA F.; ZANETTI, LILIAN P.; DA SILVA RUIZ, LUCIANA; DE SOUZA, MAIR PEDRO; COLTURATO, VERGILIO R.; MACHADO, CLARISSE M. Latent and active tuberculosis infection in allogeneic hematopoietic stem cell transplant recipients: a prospective cohort study. BONE MARROW TRANSPLANTATION, v. 56, n. 9, p. 2241-2247, SEP 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.