Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade da frequência cardíaca e do cortisol salivar em voluntários saudáveis submetidos à estímulos visuais negativos e neutros, antes e após estimulação transcraniana por corrente contínua

Resumo

A variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) e a variação do cortisol salivar são medidas que refletem a atividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) e do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), as quais variam agudamente em situações de estresse. Enquanto o SNA se encontra sob controle de núcleos do tronco encefálico, hipotálamo e hipófise são controladas por estruturas subcorticais. Porém, tanto o tronco encefálico quanto estruturas subcorticais são regidas pelo córtex tendo-se que em situações de estresse o controle cortical é menor, havendo maior atividade simpática (e menor VFC) e maior produção de cortisol, e em situação de repouso o controle cortical é maior, com maior atividade parassimpática e menor produção de cortisol. A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC - uma técnica não-invasiva de neuromodulação) pode modificar a atividade cortical, aumentando ou diminuindo-a caso a estimulação seja anódica ou catódica, respectivamente. Contudo, pouco se sabe a respeito da influência da ETCC e de outras formas de neuromodulação não-invasiva sobre o SNA e o eixo HHA. Desta maneira, propomos um estudo randomizado, duplo-cego, fatorial em que 20 indivíduos saudáveis são apresentados a estímulos afetivos neutros ou negativos (estressores) em sequência enquanto recebem, de maneira aleatória, estimulação cerebral anodal, catodal ou sham em córtex dorso-lateral pré-frontal esquerdo, em três dias diferentes. Esperamos que os indivíduos apresentem menor resposta ao estresse com aumento de atividade cortical e maior resposta ao estresse com diminuição da atividade cortical. O objetivo da pesquisa é estudar como a ETCC influencia na VFC e no eixo HHA via modulação cortical-subcortical, o que poderá abrir novas pesquisas nos campos da psiquiatria, neurologia, cardiologia e pesquisa translacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNONI, ANDRE R.; VANDERHASSELT, MARIE-ANNE; BOGGIO, PAULO S.; FREGNI, FELIPE; DANTAS, EDUARDO MIRANDA; MILL, JOSE G.; LOTUFO, PAULO A.; BENSENOR, ISABELA M. Polarity- and valence-dependent effects of prefrontal transcranial direct current stimulation on heart rate variability and salivary cortisol. PSYCHONEUROENDOCRINOLOGY, v. 38, n. 1, p. 58-66, JAN 2013. Citações Web of Science: 45.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.