Busca avançada
Ano de início
Entree

Implantação de complexo multiusuário de pesquisa do programa de pós-graduação em Engenharia de Alimentos da FZEA/USP

Processo: 10/50643-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2010 - 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Convênio/Acordo: FINEP - CT - Infra
Pesquisador responsável:Paulo José do Amaral Sobral
Beneficiário:Paulo José do Amaral Sobral
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentos  Microscopia 

Resumo

Trata-se de projeto para solicitação de contrapartida na Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA - Infra-estrutura em Campi Estaduais e Municipais - 03/2009. Pretende-se, com este projeto, implantar infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica, para estudo da microestrutura de alimentos, biopolímeros, biomateriais e outros tipos de materiais, vinculada a um programa de pós-graduação emergente: mestrado e doutorado em Engenharia de Alimentos da FZEA-USP, criado em 2008. Para tanto, solicita-se um microscópio de força atômica (MFA), que permite o estudo de superfícies, inclusive em escalas nanométricas. Assim, atendendo as normas da FAPESP para o referido edital, apresenta-se, para efeito de análise, uma proposta de projeto sobre filmes nanocompósitos a base de gelatina e montemorilhonita, em andamento no programa de pós-graduação em questão. O MFA será de suma importância para essa pesquisa, em particular, por permitir o estudo da qualidade da esfoliação das nanopartículas na matriz biopolímerica, sem a necessidade de nenhuma técnica especial de preparo da amostra. A perfeita esfoliação das nanopartículas é a principal condição para que o nanomaterial tenha melhores propriedades físicas, especialmente, as propriedades de barreiras e as mecânicas, quando comparado ao material sem nanopartículas. Entretanto, além desse, outros projetos (Tabela 1) se beneficiarão com esta infra-estrutura, com destaques para projetos sobre micro e nanoencapsulação de alimentos e princípios ativos, filmes a base de resíduos da cadeia do biodiesel e sobre filmes biodegradáveis com plastificantes hidrofóbicos. Nesses casos, o uso do MFA poderá permitir se estudar a qualidade do nanoencapsulamento ou a interação plastificantes hidrofóbicos com a matriz biopolimérica, tudo isso relacionado com as propriedades do material. Esse equipamento poderá também ser utilizado em estudos microbiológicos, dentre outros. Por se tratar de projeto de caráter institucional, este é coordenado pelo coordenador do programa de pós-graduação em engenharia de alimentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORONADO JORGE, MANUEL FERNANDO; CAICEDO FLAKER, CHRISTIAN HUMBERTO; NASSAR, SAMIRA FERNANDES; FREITAS MORAES, IZABEL CRISTINA; QUINTA BARBOSA BITTANTE, ANA MONICA; DO AMARAL SOBRAL, PAULO JOSE. Viscoelastic and rheological properties of nanocomposite-forming solutions based on gelatin and montmorillonite. Journal of Food Engineering, v. 120, p. 81-87, JAN 2014. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.