Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de marcadores moleculares para a caracterização de linhagens de Xylella fastidiosa associadas à CVC e à requeima dp cafeeiro (coffee leaf scorch)

Processo: 98/16264-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa GENOMA
Vigência: 01 de julho de 1999 - 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Gilson Paulo Manfio
Beneficiário:Gilson Paulo Manfio
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças de plantas  Requeima  Clorose variegada dos citros  Xylella fastidiosa 

Resumo

Avaliar diferentes marcadores filogenéticos, incluindo 16S-23S rDNA, dnaK, groELS e recA para a diferenciação de linhagens de Xylella fastidiosa isoladas de plantas de café com sintomas de requeima das folhas (coffee leaf scorch), nos estados de São Paulo e Minas Gerais; Análise filogenética dos dados de sequência dos marcadores acima citados em Xylella fastidiosa isoladas de diferentes plantas hospedeiras para avaliação das relações evolutivas entre linhagens originárias de plantas de café e de CVC; Investigar o potencial para construção de primers de PCR específicos para amplificação de fragmentos gênicos polimórficos associados a linhagens de café e/ou citrus, úteis para estudos epidemiológicos e monitoramento direto de linhagens em campo. (AU)