Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento etnofarmacológico entre os caboclos da Reserva Extrativista do Rio Unini, AM

Resumo

O Brasil, uma das sete mega-diversidades mundiais, deveria ser o foco prioritário de investigação farmacológica de novas drogas, e da realização de pesquisas que resgatam o conhecimento popular/indígena em relação aos recursos naturais, para que possam ser registrados, estudados e conservados. O presente estudo visa registrar o uso dos recursos naturais de uso terapêutico nas comunidades da Reserva Extrativista do Rio Unini, Amazonas. Trata-se de uma região da Floresta Amazônica, biológica e culturalmente promissora quanto à presença e uso de recursos naturais com fins medicinais. Buscar-se-á observar e resgatar - além dos usos de partes das plantas rotineiramente descritos - o uso de produtos vegetais (tais como: resinas, látex, gomas e óleos), bem como partes e produtos animais e minerais. Para a realização do trabalho de campo (seleção, entrevistas e observações) serão utilizados métodos da etnografia. Colaborações com profissionais das áreas de botânica, zoologia, geologia e química serão celebradas, como forma de enriquecer as metodologias de coleta, identificação e depósito do material no respectivo acervo. Além disso, a colaboração com um médico viabilizará a tradução dos termos observados na terapêutica local. Os dados obtidos neste trabalho servirão como guia, na seleção de potenciais bioativos em investigações fito-químicas e farmacológicas futuras, numa tentativa de contribuir para o desenvolvimento de novos medicamentos no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Culturas da saúde 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELIANA RODRIGUES; JOÃO H.G. LAGO; JULIANA DE F.L. SANTOS; ANA LUISA V. BITENCOURT. Nests of “caba-leão” wasps (Sceliphron sp., Sphecidae) used in traditional medicine by riverine communities of the Jaú and Unini Rivers, Amazon, Brazil: ethnopharmacological, chemical and mineralogical aspects. REVISTA BRASILEIRA DE FARMACOGNOSIA-BRAZILIAN JOURNAL OF PHARMACOGNOSY, v. 28, n. 3, p. -, Jun. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.