Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação da resposta imune pela suplementação oral de zinco na quimioterapia adjuvante para câncer de cólon: estudo da expressão gênica global e da função de imunidade humoral e de neutrófilos

Resumo

Em leucócitos de pacientes submetidos à quimioterapia adjuvante para tratamento câncer de cólon: identificar genes modulados pela suplementação oral de Zn; avaliar os efeitos da suplementação oral de Zn na imunidade humoral e na função de neutrófilos. Participarão do estudo 30 pacientes adultos com idade menor ou igual a 65 anos, de ambos os gêneros, que tenham sido submetidos à ressecção cirúrgica de lesão neoplásica colônica, sem lesão metastáticas. Os pacientes serão randomizados em 2 grupos, sendo que o primeiro (Grupo QT Zn, n=15) receberá 70 mg/d de Zn por 24 semanas e o segundo receberá placebo (Grupo QT Placebo, n=15). O estudo incluirá ainda 30 voluntários saudáveis que receberão suplementação de 70 mg/d de Zn (Grupo C Zn, n=15) ou placebo (Grupo C Placebo, n=15). A suplementação com zinco ou placebo para todos os grupos de estudo irá iniciar dois dias antes dos voluntários receberem a vacina pneumocócica, polivalente 23. Quinze dias depois de vacinados, os pacientes iniciarão a quimioterapia conforme critérios pré-estabelecidos pelo Serviço de Oncologia. Serão monitorados os parâmetros do estado nutricional (antropometria, impedância bioelétrica, ingestão alimentar e exames laboratoriais). Nos pacientes em quimioterapia, serão documentados os efeitos adversos, de acordo a normativa da CTCAE. Na avaliação da imunidade humoral serão dosados anticorpos na polissacáride de pneumococo e anticorpos opsonizantes. Será avaliada a função de neutrófilos pela quantificação do DNA de NETs e quantificada a calprotectina e elastase liberada nos sobrenadantes de culturas de neutrófilos ativados. Será feito o qPCR-RT de genes diferencialmente expressos (DEGs) em leucócitos ativados. Em 6 voluntários de cada grupo serão analisados a expressão gênica global a partir de RNA extraído de leucócitos por microarray; serão detectadas e correlacionadas as vias moleculares moduladas pelo zinco pelo software Metacore (GeneGo). Os DEGs serão validados por qPCR-RT. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORENO BRAGA, CAMILA BITU; FERREIRA DE MIRANDA SANTOS, ISABEL KINNEY; PALMEIRA, PATRICIA; PERIA, FERNANDA MARIS; DE FIGUEIREDO RIBEIRO, SOFIA MIRANDA; MARTINEZ, EDSON ZANGIACOMI; RIBEIRO DA ROCHA, JOSE JOAQUIM; DE CARVALHO DA CUNHA, SELMA FREIRE. Effect of Zinc Supplementation on Serological Response to Vaccination Against Streptococcus Pneumoniae in Patients Undergoing Chemotherapy for Colorectal Cancer. NUTRITION AND CANCER-AN INTERNATIONAL JOURNAL, v. 67, n. 6, p. 926-932, . (10/08787-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.