Busca avançada
Ano de início
Entree

Óleo de café (Coffea arabica) para tratamento de úlceras cutâneas

Processo: 07/59319-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Nilson Borlina Maia
Beneficiário:Nilson Borlina Maia
Empresa:Linax Indústria e Comércio de Óleos Essenciais Ltda
Município: Votuporanga
Assunto(s):Úlcera cutânea  Saúde pública  Óleos e gorduras vegetais comestíveis  Óleo de café 

Resumo

Este projeto prevê o desenvolvimento de produtos a base de óleo de café, que aproveitem os recursos disponíveis na pequena empresa brasileira, para o tratamento de lesões cutâneas, tornando o tratamento de ulcerações e a proteção cutânea mais acessível a um número maior de pacientes, com tecnologia simples e barata, porém respeitando os critérios técnicos, científicos e éticos. O projeto visa, na primeira fase, avaliar a viabilidade do uso do óleo de café para o tratamento de úlceras cutâneas. Busca-se desenvolvimento de um medicamento para uso tópico com capacidade de recuperação de úlceras cutâneas, com eficácia comprovada para largo emprego no sistema de saúde pública e com viabilidade para emprego como produto cosmecêutico para proteção solar e hidratante. Estudos recentes de óleo de café evidenciam atributos de grande potencial para utilização na dermatologia. Porém para a efetivação do uso do óleo ou seus princípios ativos em humanos, são necessários estudos pré-clínicos para dar tanto o suporte técnico como o econômico para o uso do óleo em humanos. Serão desenvolvidos os estudos pré-clínicos com animais que permitirão a avaliação do óleo de café para tratamento de úlceras cutâneas, a quantificação dos princípios ativos, a definição de dosagens para os estudos clínicos posteriores e os plano de negócio, com avaliação do mercado do produto. Os resultados obtidos serão a base para as pesquisas e estudos específicos a serem desenvolvidos numa segunda fase de estudos clínicos com humanos e criação de formulações específicas, necessárias ao registro e comercialização do produto no sistema de saúde. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANIA, BRUNO GROSSELLI; MORARI, JOSEANE; DE ALMEIDA, AMANDA ROBERTA; DA SILVA, MARILENE NEVES; VIEIRA-DAMIANI, GISLAINE; LINS, KARINA DE ALMEIDA; CESAR, CARLOS LENZ; VELLOSO, LICIO AUGUSTO; MAIA, NILSON BORLINA; CINTRA, MARIA LETICIA; NEVES FERREIRA VELHO, PAULO EDUARDO. Topical essential fatty acid oil on wounds: Local and systemic effects. PLoS One, v. 14, n. 1 JAN 4 2019. Citações Web of Science: 0.
LANIA, BRUNO GROSSELLI; MORARI, JOSEANE; DE SOUZA, AGLECIO LUIS; DA SILVA, MARILENE NEVES; DE ALMEIDA, AMANDA ROBERTA; VEIRA-DAMIANI, GISLAINE; ALEGRE, SARAH MONTE; CESAR, CARLOS LENZ; VELLOSO, LICIO AUGUSTO; CINTRA, MARIA LETICIA; MALA, NILSON BORLINA; NEVES FERREIRA VELHO, PAULO EDUARDO. Topical use and systemic action of green and roasted coffee oils and ground oils in a cutaneous incision model in rats (Rattus norvegicus albinus). PLoS One, v. 12, n. 12 DEC 13 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

COMPOSIÇÃO E FORMULAÇÃO A BASE DE ÓLEO DE CAFÉ E USOS BR1020120291630 - Instituto Agronômico de Campinas (IAC) ; Linax Comércio de Óleos Essenciais Ltda ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Bruno Grosselli Lania; Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho; Nilson Borlina Maia - 13 de novembro de 2012

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.