Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do impacto da presença de condições dolorosas crônicas na percepção de estímulos sensoriais periféricos e mecanismos de condução neural do sistema trigeminal

Processo: 09/17182-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Paulo César Rodrigues Conti
Beneficiário:Paulo César Rodrigues Conti
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Síndromes da dor miofascial  Disfunção temporomandibular  Dor facial  Cefaleia 

Resumo

As dores orofaciais crônicas envolvem complexos processos de gênese e condução neural e podem ser mantidas durante longos períodos de tempo se não tratadas adequadamente. Tais processos estão freqüentemente associados a outras condições, como cefaléias primárias e fibromialgia. A dor crônica relatada nesses casos está comumente associada a mecanismos centrais de manutenção, como o processo de neuroplasticidade, associadas a longos períodos de sensação de dor ou estímulos nocivos de grande amplitude. Não é claro, porém, qual o impacto que tais condições têm sobre outras atividades neuronais, como tato, percepção de temperatura e sobre a atividade de fibras nociceptivas, na periferia. Este projeto visa gerar dados importantes a respeito das diferenças clínicas de limiar de dor entre diferentes tipos de condições crônicas, e qual o impacto somatosensorial no sistema trigeminal, com o intuito de melhor entendimento dos mecanismos de dor. Serão avaliados 100 indivíduos do gênero feminino, divididos em 5 grupos: 20 pacientes com dor miofascial da musculatura mastigatória; 20 pacientes com fibromialgia; 20 pacientes com cefaléia crônica diária; 20 pacientes com neuralgia do trigêmeo e 20 pacientes sem qualquer sinais e/ou sintomas dolorosos (grupo de comparação). Todos os indivíduos serão submetidos a avaliação física específica e responderão a um questionário sobre sua saúde geral e medicações em uso. Em seguida serão avaliados para determinação das diversas variáveis em área trigeminal e extra-trigeminal, para comparação: LDP (limiar de dor à pressão), com o auxílio de um algômetro digital; avaliação quantitativa da condução neural periférica, com o auxílio do aparelho Nervscan/Neurotron; teste de sensibilidade térmica ao calor e ao frio, teste de sensibilidade tátil, com a utilização do kit de monofilamentos. Quando houver comparação somente entre dois grupos esta será feita pelo teste t de Student se os dados obedecerem distribuição normal, caso contrário será utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney, considerando-se um nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HILGENBERG-SYDNEY, P. B.; KOWACS, P. A.; CONTI, P. C. R. Somatosensory evaluation in Dysfunctional Syndrome patients. Journal of Oral Rehabilitation, v. 43, n. 2, p. 89-95, FEB 2016. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.