Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização florística e estrutural de seis fragmentos da mata estacional semidecidual da área de proteção ambiental de Souzas e Joaquim Egídio, Campinas, SP

Resumo

O projeto proposto visa conhecer e comparar a composição florística, estrutura fitossociológica e estado de conservação de dez fragmentos de mata estacional semidecidual no município de Campinas, SP. Dentre os fragmentos escolhidos para o estudo está a mata Ribeirão Cachoeira, o segundo maior fragmento do município com 236,2ha. Os demais distribuem-se em três classes de tamanho: 10-15ha; 16-25ha e 26-45ha, sendo três fragmentos em cada classe. A amostragem será feita através do método de pontos quadrantes, onde serão incluídos indivíduos arbóreos com diâmetro à altura do peito ≥ 5 cm. Serão analisados também aspectos qualitativos do estado conservação dos fragmentos como índice de cobertura de dossel (obtido através de fotografias hemisféricas); estado do dossel (avaliado através da categorização das árvores amostradas em árvores do presente, árvores do passado e árvores do futuro); grau de infestação por lianas e ocorrência de fatores de perturbação (fogo, gado e extração de madeira). Após a coleta desses dados espera-se analisar questões como: a correspondência entre os padrões de variação da vegetação e os padrões de variação dos componentes abióticos e a relação entre as classificações encontradas na literatura sobre o estado de conservação dos fragmentos com parâmetros qualitativos medidos em campo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS‚ K.; KINOSHITA‚ L.S.; SANTOS‚ F.A.M. Tree species composition and similarity in semideciduous forest fragments of southeastern Brazil. Biological Conservation, v. 135, n. 2, p. 268-277, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.