Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro da biocompatibilidade de materiais reembasadores resilientes.

Processo: 10/11764-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Ana Lucia Machado
Beneficiário:Ana Lucia Machado
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese dentária  Reembasadores de prótese  Morte celular  Inflamação  Testes imunológicos de citotoxicidade 

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar a biocompatibilidade de 2 materiais reembasadores à base de silicone (Ufigel P e Sofreliner S), 2 à base de resina acrílica (Durabase Soft e Trusoft) e 2 condicionadores de tecidos (Softone e Dentusoft) por meio da citotoxicidade, da análise da morfologia celular, do padrão de morte celular e da mensuração de citocinas liberadas. As três primeiras análises serão realizadas utilizando-se células L929 e HaCaT, enquanto a última, macrófagos RAW 264,7. Corpos-de-prova (n=80) de cada material (10 X 1 mm) serão confeccionados e colocados, individualmente, em tubos de ensaio com 3 ml de meio de cultura (DMEM) e incubados a 37º C por 24 e 48 horas. Os eluatos desses dois períodos serão diluídos em meio de cultura, por diluição seriada, e colocados em contato com cada uma das linhagens celulares avaliadas. Esse procedimento será realizado a fim de se obter número de diluições necessário, de cada eluato, para se obter o IC 50 (concentração do eluato que induz 50% de morte celular). Para se determinar essa concentração, a viabilidade celular será avaliada pelo método colorimétrico do MTT que tem como princípio a redução do sal MTT pela desidrogenase mitocondrial das células vivas. Posteriormente, as concentrações (IC50) de cada eluato serão utilizadas para avaliar, nas culturas celulares, os seguintes parâmetros: 1) a morfologia, analisada, qualitativamente, em microscópio eletrônico de varredura (MEV); 2) o padrão de morte celular induzido pelos materiais, por meio do teste de anexina V - iodeto de propídeo (PI), mensurado em citômetro de fluxo; 3) a detecção de citocinas, quantificadas utilizando a técnica da reação em cadeia da polimerase em tempo real (PCR em tempo real) e o Kit Mouse Cytokyne Array Panel A (Proteome profilerTM array). Todos os experimentos serão realizados em 2 ocasiões distintas. Os resultados quantitativos obtidos serão submetidos à análise estatística que será realizada ao nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA CHAVES, CAROLINA DE ANDRADE; DE SOUZA COSTA, CARLOS ALBERTO; VERGANI, CARLOS EDUARDO; CHAVES DE SOUZA, PEDRO PAULO; MACHADO, ANA LUCIA. Effects of Soft Denture Liners on L929 Fibroblasts, HaCaT Keratinocytes, and RAW 264.7 Macrophages. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2014. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.