Busca avançada
Ano de início
Entree

Schistosoma mansoni: caracterização molecular da interação entre parasitas e entre estes e o seu hospedeiro humano

Processo: 10/51687-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2010 - 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Sergio Verjovski Almeida
Beneficiário:Sergio Verjovski Almeida
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Schistosoma mansoni 

Resumo

A esquistossomose possui um ciclo de vida complexo que envolve um hospedeiro intermediário e um definitivo. Além de sua capacidade de viver por décadas no sistema sangüíneo de seus hospedeiros vertebrados, Schistosoma representa a única classe de trematódeos com vida dióica. Um contínuo pareamento com o macho é essencial para a maturação sexual do sexo feminino. Vermes adultos fêmeas provenientes de infecções uni-sexuadas são subdesenvolvidos, apresentam atrofia do tamanho e um sistema reprodutivo imaturo. O nosso grupo de pesquisa recentemente observou que fêmeas e machos separados, mantidos no mesmo cultivo, mas sem contato físico, exibem uma importante mudança do padrão de expressão gênica, o que sugere que algum fator é secretado pelo macho no meio. Pretende-se aqui identificar os possíveis mediadores secretados, usando-se fracionamento molecular do meio de cultura e espectrometria de massa. Com relação à interação parasita hospedeiro, está descrito na literatura o efeito de TNF-α humano (TNF-a = fator de necrose tumoral a) sobre o desenvolvimento e a fisiologia de Schistosoma mansoni: TNF-α do hospedeiro é requerido pelo parasita para produção e excreção dos ovos. Nosso grupo de pesquisa recentemente descreveu o gene homólogo do receptor de TNF-α em S. mansoni. Também se identificou, por análise in silico do genoma do parasita, genes homólogos candidatos para uma possível via de sinalização do SmTNFR, assumindo como modelo a via humana. Aqui se pretende continuar o estudo do SmTNFR, através da caracterização das proteínas que interagem com o receptor, com o uso de técnicas de duplo-híbrido. Pretende-se também fazer a imuno-localização do receptor nos órgãos do parasita, e a busca de efeitos do receptor na sobrevida do parasita no hospedeiro com ensaios de siienciamento do receptor, além da identificação de genes com expressão ativada por TNF-α em vermes adultos machos e fêmeas. Adicionalmente pretende-se estudar o efeito da citocina na morfologia e viabilidade de esquistossômulos e vermes adultos. Espera-se contribuir para o conhecimento dos processos de sinalização celular do parasita, especialmente na interface de interação entre macho e fêmea e na interface entre os parasitas e o hospedeiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Remédio para gastrite pode ser nova arma contra esquistossomose 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
A batalha contra um verme 
A batalha contra um verme 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDERSON, LETICIA; AMARAL, MURILO S.; BECKEDORFF, FELIPE; SILVA, LUCAS F.; DAZZANI, BIANCA; OLIVEIRA, KATIA C.; ALMEIDA, GIULLIANA T.; GOMES, MONETE R.; PIRES, DAVID S.; SETUBAL, JOAO C.; DEMARCO, RICARDO; VERJOVSKI-ALMEIDA, SERGIO. Schistosoma mansoni Egg, Adult Male and Female Comparative Gene Expression Analysis and Identification of Novel Genes by RNA-Seq. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 9, n. 12 DEC 2015. Citações Web of Science: 30.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.