Busca avançada
Ano de início
Entree

Rede de pesquisa de compostos químicos vegetais para controle de malária a partir da etnofarmacologia nos estados do Amazonas e Acre

Processo: 09/53638-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de junho de 2011 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Etnofarmacologia
Convênio/Acordo: CNPq - Pronex - Rede Malária
Pesquisador responsável:Lin Chau Ming
Beneficiário:Lin Chau Ming
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Malária  Parasitologia  Fitoquímica  Bioensaio 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/science_of_the_amazon_29_66_67.pdf

Resumo

Objetivo geral: Proceder à pesquisa de novos produtos naturais vegetais para o tratamento da malária e males associados, a partir da etnofarmacologia nos municípios localizados nas bacias do Rio Negro e Purus no Estado do Amazonas e Acre. Objetivos específicos: Identificar as espécies utilizadas para o tratamento da malária, separando-as quanto às indicações de uso; Traçar o perfil das pessoas que conhecem e utilizam plantas para o tratamento da doença; Procurar entender a percepção dos informantes sobre a malária e as restrições alimentares relacionadas com a doença; Classificar as espécies vegetais indicadas quanto a origem, formas de vida e áreas de ocorrência; Descrever as formas de propagação das espécies indicadas, o manejo da coleta das partes usadas e as formas de preparo e modos de utilização; Testar extratos das plantas indicadas para verificar a atividade biológica em Artemia franciscana; Testar os extratos com maior atividade biológica sobre cepas padronizadas de Plasmodium falciparum e Plasmodium berghei; Caracterizar os princípios ativos dos extratos vegetais com as atividades biológicas mais promissoras; Detectar e identificar metabólitos presentes no plasma de animais de laboratório a fim de confirmar ou não a hipótese de extensiva metabolização de metabólitos secundários ativos e seus precursores; Estudar os mecanismos moleculares da interação fármacos-receptores dos compostos mais promissores verificados na pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Estudo identifica novos remédios da tradição indígena no tratamento da malária 
Estudo identifica novos remédios da tradição indígena no tratamento da malária 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KFFURI, CAROLINA WEBER; LOPES, MOISES AHKUTO; MING, LIN CHAU; ODONNE, GUILLAUME; KINUPP, VALDELY FERREIRA. Antimalarial plants used by indigenous people of the Upper Rio Negro in Amazonas, Brazil. Journal of Ethnopharmacology, v. 178, p. 188-198, FEB 3 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.