Pesquisa e Inovação: Sistema de gerenciamento eletrônico avançado para gerador de energia com emissão de poluição zero
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Sistema de gerenciamento eletrônico avançado para gerador de energia com emissão de poluição zero

Processo: 09/53672-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Antonio Cesar Ferreira
Beneficiário:Antonio Cesar Ferreira
Empresa:Unitech Projetos, Pesquisas, Desenvolvimento, Consultoria e Comércio Ltda
Município: Cajobi
Assunto(s):Fontes de energia bioelétrica  Células de combustível  Fontes alternativas de energia  Hidrogênio  Geradores de energia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celula A Combustivel | Energia Alternativa | Hidrogenio

Resumo

O desenvolvimento de tecnologias para colocar células a combustível no cenário comercial tem se intensificado nos últimos anos. Os países da comunidade Europeia, Estados Unidos, Japão tem investido em célula para sua aplicação tanto na indústria automobilística como em fabricantes de plantas para geração de energia elétrica estacionaria. As células a combustível é o único gerador de energia que pode ser utilizado tanto para funcionar um pequeno telefone celular como também para gerar MW de potencia para abastecer cidades. A célula a combustível é um sistema que converte energia química em eletricidade com zero de emissão de poluição ambiental e sonora. Atualmente todas as empresas automobilísticas estão fabricando carros elétricos movidos à célula a combustível. A empresa EMTU de São Paulo esta comprando um ônibus elétrico movido à célula a combustível para ser operado na cidade de São Paulo. O carro elétrico é o único que pode realmente abaixar a níveis zero de poluição ambiental em grandes cidades como São Paulo. A FIAT desenvolveu no Brasil um carro elétrico movido a baterias com autonomia de 120 km e promete colocar a venda no ano de 2010. Esses carros já podem competir com aqueles movidos à combustão interna em grandes cidades. E, com a utilização de célula a combustível esses carros podem atingir autonomia ainda maiores que aqueles movidos a combustão interna. No Brasil as células a combustível podem ser utilizadas para geração de eletricidade tanto para grandes cidades como São Paulo, como também para regiões remotas da Amazônia. As células a combustível além de resolver o problema de geração de energia pode contribuir para diminuir o avanço das mudanças climáticas tema que traz muitas preocupações para o nosso planeta. A UniTech Ltda é uma empresa brasileira fundada em 1996 que vem pesquisando e desenvolvendo componentes e protótipos de células a combustível com auxílios da FAPESP, FINEP e em projetos parcerias com empresas do setor de geração e distribuição de energia elétrica. Existem vários parâmetros para serem controlados durante o funcionamento da célula a combustível os quais são: temperaturas; voltagens individuais da célula; controle do fluxo dos gases; controle de pressão, etc. Também o sistema de segurança deve ser o mais seguro possível devido ao fato de que se utiliza o hidrogênio como combustível. O presente projeto visa desenvolvimento de um sistema eletrônico de controle operacional para célula a combustível de polímero condutor iônico. Existem várias tecnologias de microprocessadores que podem ser utilizados neste trabalho. No presente trabalho vamos utilizar o microprocessador com arquitetura ARM. Essa escolha foi devido ao fato que um único microprocessador pode ser responsável por todo gerenciamento dos parâmetros importantes para o funcionamento de célula a combustível. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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