Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do status de ferro em ratos alimentados com rações hiperlipídicas

Resumo

Obesidade, considerada como de origem multifatorial, é influenciada por fatores genéticos e ambientais, e caracterizada pela expansão do tecido adiposo como resultado de um desequilíbrio energético positivo. O aumento da adiposidade pode promover um quadro inflamatório crônico, e de baixa intensidade, que está envolvido na etiologia da resistência periférica à insulina, contribuindo para o aumento do risco cardiovascular. A relação entre aumento da adiposidade e alterações no status de Fe passou a ser aventada a partir do conhecimento do funcionamento de genes envolvidos com a homeostase de Fe. O presente projeto se propõe a investigar as eventuais alterações na homeostase de Fe e as suas repercussões na biodisponibilidade do mineral em um modelo de obesidade em ratos alimentados com rações hiperlipídicas. Ratos Wistar, machos e recém-desmamados, receberão rações hiperlipídicas (constituídas de uma mistura de óleo de soja e gordura suína [banha]) em diferentes níveis ao longo de 60 dias. Grupos pair feeding serão utilizados para corrigir a quantidade de energia consumida pelos grupos hiperlipídicos em relação ao grupo controle (normolipídico). O status de Fe, avaliado por parâmetros bioquímicos e de expressão gênica, bem como o perfil lipídico e marcadores de inflamação e de resistência à insulina serão analisados após 15, 30 e 60 dias de consumo das diferentes rações experimentais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOBO, ALEXANDRE R.; GAIEVSKI, EDUARDO H. S.; DE MESQUITA, CARLOS HENRIQUE; DE CARLI, EDUARDO; TEIXEIRA, PRYSCILA DRYELLE S.; PEREIRA, ROSA M. R.; BORELLI, PRIMAVERA; DE SA, LILIAN R. M.; COLLI, CELIA. Increased adiposity by feeding growing rats a high-fat diet results in iron decompartmentalisation. BRITISH JOURNAL OF NUTRITION, v. 123, n. 10, p. 1094-1108, MAY 28 2020. Citações Web of Science: 0.
DE CARLI, EDUARDO; LOBO, ALEXANDRE R.; SALES, CRISTIANE H.; TEIXEIRA, PRYSCILA D. S.; SALES, ANA LINA DE CARVALHO C.; COLLI, CELIA. Short-term dietary magnesium restriction lowers spleen iron concentrations in growing rats fed a high-fat diet. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 59, n. 2, 2, SI, p. 1298-1303, DEC 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.