Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise genética, epigenética e funcional de genes homeobox em carcinoma epidermóide de boca

Processo: 10/08720-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Fabio Daumas Nunes
Beneficiário:Fabio Daumas Nunes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Flávia Caló de Aquino Xavier
Assunto(s):Patologia bucal  Neoplasias bucais  Carcinoma de células escamosas  Carcinogênese bucal  Inativação gênica  Metilação de DNA 

Resumo

Os genes homeobox atuam com reguladores da morfogênese e diferenciação celular embrionária, admitindo-se a possibilidade de sua expressão anormal participar na progressão de tumores. Estudos preliminares em nosso laboratório verificaram a participação de alguns genes homeobox em carcinoma epidermóide de boca, buscando determiná-los como marcadores de agressividade. Os genes HOXD10, HOXD11, IRX4, ZHX1 e PROX1 demonstraram diferenças na expressão de mRNA em tecidos tumorais em relação a suas margens, e ainda em tumores de maior ou menor agressividade, dependendo do gene, o que pode estar associado com a função de oncogenes para alguns, ou com o silenciamento da função supressora tumoral para outros. Assim, sabendo-se que alterações associadas à carcinogênese compartilham eventos de amplificação genômica e silenciamento de genes por metilação, o presente trabalho tem como objetivo estender o estudo dos genes homeobox através de análise genética e epigenética em carcinomas epidermóides de boca, a fim de associar essas informações com os achados de expressão de transcritos e proteínas, bem como com o comportamento clínico da neoplasia, buscando ainda respostas funcionais para os genes que possam estar envolvidos nesses processos. Outros genes homeobox como HOXA5, HOXA7, HOXA9, HOXB5, HOXB13, HOXC12, sabidamente envolvidos com eventos epigenéticos, também serão incluídos, além do HOXC13, cujos baixos níveis de expressão entre as amostras de tumores e margens encontrados motiva o seu estudo. A correlação com a expressão de genes DNMTs, que codificam enzimas responsáveis pela metilação do DNA, trará informações inéditas quanto à participação das mesmas no câncer de boca, e a possível interação com os eventos epigenético dos genes homeobox. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SETUBAL DESTRO RODRIGUES, MARIA FERNANDA; ESTEVES, CARINA MAGALHAES; AQUINO XAVIER, FLAVIA CALO; NUNES, FABIO DAUMAS. Methylation status of homeobox genes in common human cancers. Genomics, v. 108, n. 5-6, p. 185-193, DEC 2016. Citações Web of Science: 9.
AQUINO XAVIER, FLAVIA CALO; DE SOUZA SETUBAL DESTRO, MARIA FERNANDA; ESTEVES DUARTE, CARINA MAGALHAES; NUNES, FABIO DAUMAS. Epigenetic repression of HOXB cluster in oral cancer cell lines. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 59, n. 8, p. 783-789, AUG 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.