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Desenvolvimento de estratégias de controle para sistemas de separação e bombeio de petróleo

Processo: 10/14748-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Adriane Beatriz de Souza Serapião
Beneficiário:Adriane Beatriz de Souza Serapião
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesq. associados: José Ricardo Pelaquim Mendes
Assunto(s):Sistemas dinâmicos  Sistemas de controle  Engenharia de petróleo  Sistemas inteligentes de transportes 

Resumo

As técnicas de controle moderno são voltadas para a maximização do desempenho de processos de plantas continuamente operantes. Este tipo de tecnologia já está bem desenvolvido com várias soluções comerciais disponíveis, como o PID, por exemplo. Entretanto, alguns processos de controle da indústria petrolífera, tais como os sistemas de separação de fluidos, que necessitam realizar o controle de nível em seu reservatório, devem ser considerados sob operação em faixas de trabalho, e não somente na manutenção da estabilidade em ponto fixo de operação (valor de referência). Este tipo de problema deve ser tratado como um problema de automação, e não de controle, pois o objetivo principal de controle está voltado para a minimização do esforço de controle, ou seja, da minimização na manipulação do atuador, permitindo que o processo contínuo tenha a maior vida útil possível. Para este tipo de processo, o desenvolvimento de uma tecnologia é ainda incipiente. O propósito deste projeto de pesquisa é estudar controladores inteligentes que mantenham automaticamente o nível de líquido em separadores submarinos de poços de produção de petróleo o mais próximo possível do valor de referência, não importando as oscilações no sinal de controle dentro de uma zona de trabalho admitida. A finalidade deste tipo de controlador é estabilizar o sinal de controle da frequência de rotação da bomba centrífuga - que está instalada no separador e que envia o óleo separado para a plataforma de petróleo -, de forma a minimizar a quantidade de rampas de aceleração da bomba, aumentando sua vida útil e reduzindo custos operacionais, sem prejudicar a eficiência da separação de líquido e gás. (AU)