Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle da tradução de síntese protéica muscular esquelética em modelo de câncer-caquexia em ratos portadores do carcinossarcoma de Walker sob os efeitos da atividade física e dieta rica em leucina

Processo: 10/11328-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Beneficiário:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Emilianne Miguel Salomão
Assunto(s):Proteólise  Sistema musculoesquelético  Carcinoma 256 de Walker  Suplementação alimentar  Leucina  Exercício físico  Transdução de sinais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:exercício físico | Metabolismo proteico | sinalização celular | Suplementacao nutricional com Leucina | Tumor de Walker | Nutricao e Cancer

Resumo

A intensa mobilização de substratos dos tecidos da carcaça do hospedeiro, em função do crescimento neoplásico, promove no organismo o estado caracterizado como caquexia. Presente na maioria dos pacientes com câncer, a caquexia promove intensa perda involuntária de peso decorrente, preferencialmente, da depleção da proteína muscular em função do aumento da degradação e/ou da diminuição da síntese protéica, culminando na redução da qualidade e expectativa de vida. Desse modo, temos por principal interesse minimizar as alterações do metabolismo protéico e do processo de adaptação metabólica e hormonal do hospedeiro frente ao crescimento do carcinossarcoma de Walker, em ratos adultos. Esses animais serão submetidos ao exercício físico aeróbio de intensidade leve a moderada, desde o desmame ate a fase adulta, associado à suplementação nutricional de leucina, e então serão avaliadas as vias de sinalização da tradução de síntese protéica e expressão gênica de mRNA para os receptores glicocorticóides e adrenoceptores na musculatura esquelética, glicocorticóides e catecolaminas séricos e cultura primária de células do córtex e medula adrenal para avaliar a síntese de catecolaminas e glicocorticóides. Faremos também a comparação in vivo com modelo in vitro, através do cultivo celular de mioblastos C2C12, diferenciadas em miotúbulos, tratados com glicocorticóides (mimetizando a situação de presença do câncer e do exercício físico) e suplementados com leucina, analisando a via de sinalização da mTOR na síntese de proteína. Sabe-se que a leucina (BCAA) é utilizada como fonte energética pelo músculo esquelético, é caracterizada como precursora da gliconeogênese e também atua como sinalizador celular. Por outro lado, o exercício físico promove aumento do consumo de glicose, diminuindo assim os níveis de glicose e insulina circulantes, conseqüentemente, reduzindo a oferta desse substrato às células tumorais, melhorando ou normalizando a captação de nutrientes pelos tecidos periféricos do hospedeiro. Assim, conhecendo os efeitos individualizados da leucina e exercício físico, temos como principal objetivo avaliar a suplementação de leucina associada à atividade física, na hipótese dessa combinação ser terapêutica à depleção muscular, às alterações metabólicas e hormonais na possível prevenção do estado caquético do animal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TONETO‚ AT; SALOMAO‚ EM; SEBINELLI‚ V.; GOMES-MARCONDES‚ MCC. P053 Effects of leucine-rich diet and exercise on inflammatory response produced by the tumour growth in rats. CYTOKINE, v. 59, n. 3, p. 535, . (09/11993-5, 10/11328-9)
COLOSSO‚ JGD; SALOMAO‚ EM; GOMES-MARCONDES‚ MCC. P054 Effects of leucine-rich diet on inflammatory response induced by tumour growth in young‚ adults and senile rats. CYTOKINE, v. 59, n. 3, p. 535-536, . (10/11328-9, 10/00260-4)
GONCALVES, ESTELA MARIA; SALOMAO, EMILIANNE MIGUEL; CINTRA GOMES-MARCONDES, MARIA CRISTINA. Leucine modulates the effect of Walker factor, a proteolysis-inducing factor-like protein from Walker tumours, on gene expression and cellular activity in C2C12 myotubes. CYTOKINE, v. 64, n. 1, p. 343-350, . (10/11328-9, 10/00260-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.